Institucional
Todos os campi
31/01/2022
Grupo composto por cinco mestrandos nigerianos foi recepcionado no Salão Nobre da UFV
A UFV recebeu, na tarde desta segunda-feira (31), o primeiro grupo de nigerianos dentro da parceria com o Fórum para Pesquisa Agropecuária na África (Fara) e o Fundo Fiduciário de Educação Terciária (Tetfund). Eles são uns dos 71 estudantes da Nigéria matriculados em cursos de mestrado da Universidade e que têm participado de disciplinas de forma remota, desde novembro de 2020, por meio do Programa de Cooperação Bolsa de Pesquisa e Inovação Agrícola para a África (Arifa).
O reitor Demetrius David da Silva deu boas-vindas aos estudantes, fez um retrospecto sobre a história da Universidade e destacou que tem buscado oferecer aos estudantes estrangeiros “o melhor dentro dos nossos programas de pós-graduação”. Ele ressaltou ainda que a UFV tem orgulho de ser a pioneira do Arifa no Brasil e que, no último ano, a Universidade entrou em contato com outras instituições de ensino superior brasileiras para que participassem do Programa, possibilitando aos nigerianos serem admitidos, atualmente, também na UFG, Ufla, Unesp, Ufop e Unifei.
A mestranda na área de Microbiologia Agrícola Nneka Vivian Iduu é uma das que estão no Programa desde o seu início. Ela já concluiu três semestres letivos de disciplinas da pós-graduação da UFV, de forma remota, e chegou na última semana no campus Viçosa para ter contato com os pesquisadores da instituição e toda a infraestrutura oferecida. Em nome dos nigerianos integrantes do Programa, a estudante ressaltou que a experiência com a Universidade tem contribuído muito com o seu aprendizado. Ela exaltou a oportunidade de estar em uma instituição como a UFV e conhecer finalmente todos os envolvidos com as atividades do Programa e as instalações de pesquisa da Universidade em tempo real. Nneka agradeceu especialmente ao seu orientador, o professor Hilário Cuqueto Mantovani, ao diretor de Relações Internacionais, Vladimir Di Iorio e aos estudantes que fazem parte dos Embaixadores UFV. A mestranda desejou ainda que mais pós-graduandos de seu país tenham a oportunidade de vivenciar esse importante Programa.
O estudante de Bioquímica e integrante do Embaixadores UFV Arthur Wakim Enrici está envolvido diretamente com a recepção dos nigerianos na Universidade e disse que o objetivo é ajudar da melhor forma os pós-graduandos durante as suas estadias na instituição, auxiliando em suas dúvidas, promovendo a integração e a troca de experiências culturais e acadêmicas. Ele lembrou que, devido à pandemia de covid-19, infelizmente não será possível dar as boas-vindas como gostariam, no entanto a equipe dos embaixadores está “totalmente disposta a mostrar o melhor da Universidade e do Brasil”.
De acordo com o diretor de Relações Internacionais e um dos representantes da Universidade no Comitê de Governança da parceria, Vladimir Di Iorio, o Programa na UFV, mesmo com os desafios impostos pela pandemia de covid-19, tem alcançado sucesso. A expectativa é que outros grupos de estudantes de mestrado nigerianos conheçam de perto toda a estrutura da Universidade, muito em breve.
Integraram também a organização da cerimônia de recepção o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação (PPG), Raul Narciso Guedes e o assessor especial da PPG e representante do Comitê de Governança do Arifa no Brasil, Murilo Zerbini. Eles falaram sobre a importância da cooperação com o Fara e o Tetfund para a internacionalização dos programas de pós-graduação da UFV e o desenvolvimento de pesquisas tanto na África quanto no Brasil.
Divulgação Institucional
Fotos: Daniel Sotto Maior
.
Institucional
Divulgado resultado do Enem 2025. Sisu abre inscrições nesta segunda e UFV participa com mais de 3 mil vagas em 69 cursos
16/01/2026
Institucional
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes celebram primeira formatura do ano de centenário da UFV
16/01/2026
Serviços
Setores da PEC estão sem comunicação em determinados ramais
16/01/2026
Serviços
Avenida PH Rolfs tem trechos fechados na segunda e terça-feira
15/01/2026
Divulgado resultado do Enem 2025. Sisu abre inscrições nesta segunda e UFV participa com mais de 3 mil vagas em 69 cursos
16/01/2026
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes celebram primeira formatura do ano de centenário da UFV
16/01/2026
Dez programas de pós-graduação da UFV conquistam nota máxima na avaliação da Capes e oito progridem
15/01/2026
Sisu 2026: formação de excelência na tranquilidade do interior de Minas Gerais
15/01/2026
Sisu 2026: UFV também é cultura, esporte e lazer
13/01/2026