Institucional

Todos os campi

UFV-Florestal ganha dois novos cursos: Matemática Aplicada e Computacional e Engenharia Ambiental e Sanitária

10/10/2025

A partir de 2026, dois novos cursos de graduação, inéditos na UFV, serão oferecidos no campus Florestal. Em sua última reunião, realizada em 7 de outubro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a criação do curso Matemática Aplicada e Computacional e a transformação do atual Tecnologia em Gestão Ambiental em Engenharia Ambiental e Sanitária. Ambos serão na modalidade bacharelado e já estarão entre as opções de cursos disponibilizadas pela Universidade para o processo seletivo 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com entrada prevista para março. Serão 40 vagas para Engenharia Ambiental e Sanitária e 25 para Matemática Aplicada e Computacional.

De acordo com o reitor Demetrius David da Silva, a aprovação dos cursos é decorrente de uma série de reuniões temáticas que, desde 2023, vêm sendo realizadas pelo Cepe com os objetivos de debater e propor ações relacionadas ao ingresso, permanência e evasão da graduação dos três campi. Foi a partir dessas reuniões, inclusive, que a Universidade decidiu pela retomada, em 2024, do Pases - Programa de Avaliação Seriada para Ingresso na UFV.

Com a criação do bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional, a UFV-Florestal passará a oferecer mais uma opção na área, uma vez que já conta com o curso de Licenciatura em Matemática. O novo curso, com ênfase em Ciência de Dados, tem o objetivo de atender à demanda atual e crescente do mercado de trabalho por profissionais de áreas vinculadas a tecnologias. Em quatro anos de curso, o aluno será capaz de modelar e resolver problemas de aplicações reais.

O bacharel em Matemática Aplicada e Computacional poderá desenvolver atividades de suporte junto aos ramos das ciências, Engenharia, Economia, Estatística, Física, Linguística, Sociologia e Computação, desenvolvendo métodos e programas utilizados no controle, difusão e organização de informações. Também poderá ingressar na licenciatura, como portador de diploma e, com mais um ano de estudo, ampliar a sua empregabilidade e habilidade.

Já o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, com duração de cinco anos, tem como objetivos formar profissionais com visão crítica para compreender, organizar, executar e gerenciar todas as atividades relacionadas ao uso racional dos recursos naturais e ao tratamento adequado dos resíduos produzidos pelas diversas atividades humanas. O compromisso do curso será com a formação de um profissional comprometido com as questões ambientais e sociais, com uma visão integrada de meio ambiente, considerando todos os aspectos físicos, biológicos, químicos, sociais, psicossociais e culturais, que compõem as dimensões ambientais.

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus Florestal permitirá formar um profissional com competência para atuar em grandes centros urbanos, médios e pequenas cidades, bem como na indústria e meio rural.

Vale destacar que, com a transformação da Tecnologia em Gestão Ambiental em Engenharia Ambiental e Sanitária e a criação do bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional, o campus Florestal passará a oferecer 11 cursos de nível superior. No total, a Universidade Federal de Viçosa somará 68 cursos de graduação.