Cotidiano

Todos os campi

Pesquisa da UFV sobre benefícios da cúrcuma para atividades físicas é destaque em revistas internacionais

15/05/2020

.

Já se sabe que a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é um tempero com propriedades medicinais que pode trazer diversos benefícios para a saúde, como cardiovasculares e gastrointestinais. Mas pesquisadores da UFV fizeram um levantamento para avaliar também os efeitos da suplementação da cúrcuma na prática de atividade física e obtiveram destaque. A pesquisa intitulada Effects of curcumin supplementation on sport and physical exercise: a systematic review foi publicada na Crititical Reviews in Food Science and Nutrition e alcançou ainda duas grandes revistas de esportes internacionais: a Runner´s World e a Bicycling.

O trabalho foi liderado pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV (PPGCN) Lara Gomes Suhett e contou com a orientação das professoras Juliana Farias de Novaes e Ceres Mattos Dela Lucia e participação das pós-graduandas Alice Divina Melo de Brito, Arieta Carla Gualandi Leal e Brenda Kelly Souza Silveira, do PPGCN, e o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Rodrigo de Miranda Monteiro Santos.

A partir de uma revisão de 346 estudos, os autores verificaram efeitos positivos da suplementação da cúrcuma para atletas e praticantes de exercícios físicos. Os participantes suplementados apresentaram redução da inflamação e estresse oxidativo, diminuição da dor e danos musculares, recuperação e desempenho muscular superiores, melhores respostas psicológicas e fisiológicas (térmicas e cardiovasculares) durante o treinamento e melhora da função gastrointestinal. Assim, foi concluído pelos pesquisadores da UFV que a cúrcuma pode não só ajudar a melhorar a recuperação muscular, como também aumentar o desempenho geral dos exercícios.

A matéria completa publicada na Runner’s World pode ser conferida neste link.

Divulgação Institucional – campus Viçosa