Cotidiano

Todos os campi

SBPC promove Marcha Virtual pela Ciência

29/04/2020

.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está convidando todas as entidades, instituições e associações científicas e acadêmicas de todo o País, entidades civis, professores, pesquisadores, estudantes e todos os amigos da ciência para participarem ativamente da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, no dia 07 de maio. Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. A UFV está apoiando a iniciativa.

São várias as oportunidades de fazer parte da manifestação nacional: enviar depoimentos em vídeo ou texto, fortalecer os dois tuitaços que serão realizados no dia, participar dos painéis online e criar eventos digitais. O convite é para que todos participem divulgando o evento em suas redes sociais, que tem como principal mote o #paCTopelavida.

A manifestação, segundo a diretoria da SBPC, visa reforçar a luta que já dura anos por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e para a saúde e educação no País,[. Busca também, reiterar os termos do Pacto pela vida e pelo Brasil, publicado em 7 de abril. O documento, elaborado pela CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC e que ganhou apoio de mais de uma centena instituições e associações, pede a união de toda a sociedade, solidariedade e conduta ética e transparente dos governos, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Veja como participar:

Tuitaço

O objetivo da mobilização no Twitter é alertar e chamar a atenção para a luta, que já dura anos, por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e para a saúde e educação no País, além da abordagem dos temas centrais da Marcha.

Em dois momentos no dia 7 de maio, de 12h às 12h30 e das 18h às 18h30, promoveremos um tuitaço com as seguintes hashtags:

#paCTopelavida

#fiquememcasacomaciencia

Depoimentos em vídeo ou por escrito

Ao longo da semana que antecede a manifestação, a SBPC divulgará vídeos e depoimentos escritos de representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores e amigos da ciência sobre temas de ciência, educação e saúde, e convocando a Marcha.

O vídeo deve ter duração de 30 segundos a dois minutos.  O participante deve se apresentar brevemente no início – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Sugerimos encerrar o vídeo com a frase: “Fique em casa com a Ciência”.

Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet).

A Marcha Virtual pela Ciência terá como destaques os seguintes tópicos:

– a importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas;

– a crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para CT&I, em particular recursos que ajudem no enfrentamento da grave crise sanitária e econômica;

– o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa;

– e a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do País.

Além dessas sugestões, cada organizador pode cobrir outros pertinentes às instituições locais, se assim achar conveniente. Quanto mais laboratórios, institutos, universidades, fundações, secretarias, etc., envolvidos, melhor.

Material  gráfico

A SBPC disponibilizou, neste link, todo o material gráfico para suporte na divulgação: logos de diferentes cores da Marcha, cartazes para diversas mídias e todas as informações sobre o evento.

Mais informações no site da SBPC

Fonte: SBPC Divulgação Institucional - campus Viçosa