Cotidiano

Campus Viçosa

Prefeitura de Viçosa torna obrigatório uso de máscaras em locais públicos e UFV ensina a usá-las

16/04/2020

A Câmara Municipal de Viçosa aprovou, na noite de quinta-feira (16), o Projeto de Lei (017/20200) do prefeito Ângelo Chequer que obriga a população a usar máscaras faciais para andar nas ruas da cidade. A obrigatoriedade vale enquanto durar o estado de emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus. A lei entrará em vigor em dez dias e prevê advertência e multa para quem desobedecê-la.

Desde que a UFV suspendeu as aulas para evitar aglomerações e proteger a comunidade universitária e a população dos municípios onde estão os seus campi, os profissionais do Departamento de Enfermagem e Medicina têm reunido informações científicas sobre o uso de máscaras como medida de prevenção contra o coronavírus. Quando, no início de abril, o Ministério da Saúde aconselhou oficialmente o uso de máscaras caseiras para a população, os pesquisadores da UFV já estavam adiantados nas estratégias de recomendações para uso e confecção dessas máscaras.

A professora Luciene Muniz Braga, que é especialista em Controle de Infecção Hospitalar, comemorou a iniciativa da prefeitura. “Sabemos que está difícil encontrar máscaras ideais para comprar, mas as caseiras, feitas de tecido duplo, também ajudam a reduzir o risco de disseminação do vírus quando falamos, tossimos ou espirramos”. Luciene reforça ainda que o uso da máscara não garante que o usuário não vai pegar o vírus. “Ficar em casa ainda é o mais seguro, mas se for preciso sair com urgência, é bom usar a máscara para proteger a si mesmo e as pessoas com quem encontrar”, disse ela.

A professora lembra que as máscaras caseiras são indicadas apenas para pessoas saudáveis. “Quem estiver com sintomas da Covid-19 deve ficar em isolamento domiciliar ou ir para o hospital, de acordo com as recomendações médicas”.

Luciene Braga reitera que as máscaras devem ser individuais e trocadas a cada duas horas ou quando estiverem úmidas. “É preciso higienizar corretamente as mãos, antes e logo após retirar a máscara, manter a etiqueta respiratória e evitar tocá-la com as mãos”. Ela lembra ainda que todos devem ter pelo menos duas máscaras e que, ao chegar em casa, elas devem ser lavadas com água e sabão e passadas com ferro quente antes de serem usadas novamente.

As dicas sobre uso correto podem ser conferidas neste vídeo preparado pela professora Luciene.

Divulgação Institucional

.