Cotidiano

Todos os campi

Coronavírus e saúde mental: como manter o equilíbrio diante da pandemia?

29/03/2020

.

Excesso de informações sobre a Covid-19 nos noticiários, medo e projeções negativas diante da pandemia. Esse conjunto de fatores pode afetar nossa saúde mental. Mas é possível tentar manter o equilíbrio, seguindo algumas recomendações de especialistas na área, como as psicólogas Mariana Nascimento e Marina Castro, da Divisão Psicossocial da UFV (DVP).

De acordo com elas, as informações verdadeiras têm papel fundamental no momento atual, pois ajudam as pessoas a se responsabilizarem pelas ações que estão ao seu alcance para a prevenção e cuidados com a saúde. Entretanto, o excesso de informações pode prejudicar o equilíbrio mental. É importante que as pessoas limitem o acesso aos conteúdos a uma ou duas vezes ao dia e sejam criteriosas. “É necessária a seleção de fontes confiáveis que transmitam dados verídicos, de forma adequada e livre de sensacionalismo. Informações falsas, descuidadas e sensacionalistas podem causar pavor e medo excessivo nas pessoas, comprometendo suas ações”, alerta Mariana Nascimento.

Esse contexto delicado de pandemia afeta vários aspectos das nossas vidas e, segundo Marina Castro, é esperado que tenhamos respostas emocionais não prazerosas. Dentre elas a ansiedade, que é considerada uma resposta adaptativa do indivíduo para alertar sobre uma possível ameaça, podendo ser naturalmente desencadeada por situações de estresse, como a que estamos vivenciando. “Estar em alerta, nesse momento, é importante. Precisamos nos atentar para medidas de proteção e prevenção, nos organizar em relação à alimentação, entre outras questões. Contudo, a intensificação dessa emoção pode ser prejudicial”, destaca.

Para Mariana, o período de isolamento é um momento propício ao autoconhecimento e à reflexão, permitindo a descoberta de estratégias e atividades que ajudam a acalmar e a lidar com as emoções e pensamentos desagradáveis. Além disso, há estratégias de autocontrole e relaxamento, criadas e usadas ao longo da vida, que podem ser colocadas em prática no cuidado da saúde mental. A psicóloga ressalta ainda que “é muito importante nesse momento manter a comunicação com amigos e familiares pelos diversos canais disponíveis, de forma regular, possibilitando assim a troca de percepções e emoções relacionadas ao período atual”.

Orientações gerais em saúde e bem-estar também são úteis nesse momento, como: manter uma dieta saudável; boa hidratação; atividades físicas possíveis dentro de casa; evitar o uso de tabaco, álcool e outras drogas; manutenção da rotina do sono; e tentar manter o contato com a luz solar. É interessante ainda buscar estabelecer uma rotina, a partir da identificação das atividades que lhe façam bem, como estudar, organizar a casa, cozinhar, assistir a filmes e ler. Marina lembra que está tudo bem se em algum dia não for possível seguir o planejado. “Aceitar suas dificuldades e limites durante um momento difícil também é fator protetivo para a sua saúde mental”, afirma.

Além das estratégias já utilizadas por cada um para lidar com momentos de estresse, as psicólogas indicam: manter o foco no presente; atentar-se para a distinção entre as questões que são possíveis de serem resolvidas e focar nelas, em detrimento de questões que não estão ao nosso alcance solucionar; investir no bem-estar global; e utilizar técnicas específicas de relaxamento, como a respiração profunda e a meditação.

Vale lembrar que as pessoas que já estão em tratamento para a saúde mental devem continuar seguindo as orientações conferidas por profissionais para lidar com suas questões específicas. A DVP tem disponibilizado atendimentos remotos pelos profissionais do setor para estudantes e servidores da UFV em situações consideradas essenciais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail psicossocial@ufv.br. Várias orientações sobre saúde mental durante a pandemia também estão sendo divulgadas pelo Instagram e Facebook: @divisaopsicossocialufv.

Sabrina Areias

Divulgação Institucional – campus Viçosa