Cotidiano

Pesquisa com uso de drones é destacada por entidade vinculada à ONU

16/01/2020

Doutorando na UFV, Leonardo Volpato estuda metodologias que incluem o uso de drones

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da UFV, Leonardo Volpato, teve seu trabalho reconhecido como pesquisa de destaque em 2019 pelo Centro Internacional de Melhoramento de Trigo e Milho (CIMMYT), no México, entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). Orientado pelo professor Aluizio Borém, do Departamento de Agronomia (DAA) da UFV, Leonardo estuda metodologias de melhoramento que incluem o uso de drones na agricultura.

Segundo o professor Borém, a experiência de campo obtida por Leonardo durante o mestrado e, mais recentemente, no doutorado, foi fundamental para que o estudante viesse a ter oportunidades no exterior – recebendo convite para desenvolver atividades na Universidade de Minnesota (EUA). Lá, trabalhando com o pesquisador Aaron Lorenz, realizou voos com drones avaliando características de interesse no desenvolvimento de novas variedades de plantas, colhendo dados como altura, data de maturação, biomassa e outros aspectos.

O equipamento favorece a eficiência no melhoramento, contribuindo para aprimorar a chamada fenotipagem de alto rendimento. Trata-se de uma nova tecnologia aplicada ao desenvolvimento de variedades, que envolve a tomada de decisão rápida, de baixo custo e com alta precisão na mensuração de características agronômicas. “Conseguimos identificar alguns fatos interessantes e, inclusive corrigir algumas classificações realizadas pelos melhoristas (profissionais dedicados ao melhoramento), utilizando nossa plataforma de fenotipagem, que a olho nu, não conseguiríamos fazer, mesmo colocando todo o recurso humano disponível no campo”, constata o doutorando.

Ainda de acordo com Leonardo, “os melhoristas de plantas passam grande parte do tempo percorrendo e avaliando ensaios de competição de linhagens e variedades. Percebi que poderíamos ser mais eficazes e melhor aproveitarmos nosso tempo em planejamento e outras atividades mais intelectuais”.

Divulgação Institucional - campus Viçosa