Cotidiano

Campus Viçosa

Universidade inaugura Instituto do Agronegócio e Bioeconomia

06/11/2019

A oficialização aconteceu no Salão Nobre

O Instituto do Agronegócio e Bioeconomia da UFV foi inaugurado, na tarde dessa quarta-feira (6), em cerimônia no Salão Nobre do campus Viçosa. O evento reuniu professores, técnicos e estudantes, que acompanharam a oficialização do Instituto, cujos objetivos centrais são apoiar e desenvolver pesquisas, atividades de extensão e capacitação de recursos humanos nacionais e internacionais, da iniciativa privada e das agências públicas, no âmbito das áreas que dão nome ao novo órgão.

“Nosso intuito é agregar profissionais que tratam de questões relacionadas ao Instituto, como biocombustíveis e agroenergia, de forma integrada e transversal, promovendo a convergência das competências de professores, técnicos e estudantes de diferentes departamentos dos três campi da Universidade. Com isso, temos condições de intervir em políticas públicas no cenário nacional e trabalhar em grandes projetos em prol da sociedade e da própria UFV”, explicou o reitor Demetrius David da Silva. Ele informou já haver iniciativas em andamento visando à captação de recursos para fomento à pesquisa. “Focamos em áreas de grande expertise da nossa Universidade, o que nos leva a uma grande expectativa de êxito em nossas propostas”, acrescentou.

Logo após a cerimônia, ocorreu a primeira reunião do conselho científico e administrativo do Instituto, durante a qual foram escolhidos os nomes que comporiam a lista tríplice destinada à escolha de seu diretor. O primeiro colocado foi o professor Carlos Moreira Leite, do Departamento de Economia Rural (DER), que deverá ser indicado pela reitoria para assumir o cargo. Os demais integrantes da lista foram os professores Leonardo Pimentel, do Departamento de Agronomia, e Marcelo Rogalski, do Departamento de Biologia Vegetal. Inicialmente, o Instituto do Agronegócio e Bioeconomia funcionará no DER.

 

Divulgação Institucional

.