Grupos Temáticos

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GT 1

A preparação do corpo na e para a Dança-Teatro
Evanize Kelli Siviero Romarco – UFV

eva_siviero@ufv.br

Pretende-se, por meio deste grupo um fórum de pesquisas e estudos que possuem como objeto de investigação a idéia de o homem ser uma corporeidade, constituída pela Gestalt CORPO-MENTE-ESPÍRITO e em todos aqueles  estudos que acreditam na indivisibilidade do ser humano. Para tanto terá como foco de diálogo e discussão a relação que cada intérprete tem com seu corpo próprio e como esse interfere nas extensões de sua interpretação e da encenação em si; o corpo podado, sem saúde, sem energia vital em cena; a preparação do corpo funcional em processo e produtos coreográficos na dança-teatro.

- Comunicações científicas:
- Leonardo Augusto Paulino. Corpo (O)culto – Manifestações do corpo cotidiano na construção da expressividade. (UFOP – graduando)
- Miriam Dascal. Da pele para fora, da pele para dentro. (UNICAMP/Docente)
- Diego Pizarro.Corpo, Interdisciplinaridade e Contato Improvisação. (IdA/UnB pós-graduando)
- Aline Mendes de Oliveira. O processo de trabalho do ator-bailarino no espetáculo Masurca Fogo de Pina Bausch e o conceito de ação de Constantin Stanislavski: por uma análise da ação e do movimento criativo.(DAC/UFOP/ docente)
- Marissel Marques.SOL. (UNICAMP)
- Leticia Maria Olivares Rodrigues.Em um corpo só. (MACKENZIE-SP, FMU-SP).
- Tereza Margarida Morini Vine. Dança Vocal: O Corpespiriente em Movimento Expressivo. (CECA /MUT/ UEL/docente)
- Marília Vieira Soares. Técnica Energética: Um estudo sobre as relações entre a voz e o gesto. (IA / UNICAMP – docente)
- Andréa Bergallo. Nas mãos dos pés. (Curso de Dança UFV/ docente)
- Jussara Ruas Rocha de Mello. Memórias em Branco (UEL / graduanda)


GT 2

Dança-teatro: diversas concepções?
Laura Pronsato - UFV
lpronsato@ufv.br


Temos visto vários espetáculos que vem sendo conceituados como dança-teatro. Ao longo da história da dança, vários são os momentos em que poderíamos nomear a dança dentro desta concepção que integra a arte do corpo e a expressividade teatral. Mas então, o que diferencia esta concepção que desponta no Brasil an década de 1980? Quais as concepções, quais os elementos que configuram e instauram esta nova terminologia? Neste grupo de trabalho deseja-se entender como a concepção de dança-teatro vem sendo compreendida considerando que os estudos teóricos sobre esta temática ainda são muito escassos.

- Comunicações científicas:
- Marcio Pizarro Noronha. Dançateatro: entre a linguagem e o corpo, os estados de um pathos narrativo. A formação do experimento interartístico-intermidial. (UFG/docente)
- Christina Gontijo Fornaciari. Dança-teatro em PERFORMAFUNK: Corpo sem órgãos, Corpomídia e a Cidade (UFBA/Doutoranda)
- Maria Albertina Silva Grebler. Bausch e Brecht: A Dança-Teatro e o Drama Épico (PPGAC-UFBa- Docente)
- Aline Serzedello Villaça. Terra- Preta:Memória, Ancestralidade e Dança- Teatro (Universidade Federal de Viçosa/Curso de Dança graduanda)
- Laise Tavares Padilha Bezerra. Se faço teatro ou dança? Uma complexa cartografia da anamorfose pinabauschiana (UFPB –docente)
- Antonio Marcos Ferreira Junior. A dança dos orixás como possibilidade de preparação e formação do bailarino/ator: a partir da perspectiva de Augusto Omolu. (Pós-graduando. PPGArtes/UFU Departamento de Teatro).


GT 3

Histórias da Dança-Teatro no Brasil: estudos metodológicos, históricos e historiográficos.
Alba Pedreira Vieira – UFV
apvieira@ufv.br


O objetivo deste grupo de trabalho é discutir, problematizar, investigar e reconstruir as histórias da dança-teatro no Brasil do ponto de visto histórico e historiográfico. Privilegia-se o estudo de experiências artísticas em dança-teatro emergentes e vivas tanto no presente como nas memórias. Numa perspectiva multidisplinar, abre espaços para apresentação, debates e reflexões sobre produções investigativas nos caminhos, memórias, perspectivas, movimentos, sujeitos, produções artísticas, interpretação, criação, crítica, difusão e desafios enfrentados no desenvolvimento da dança-teatro no país. Desse modo, procura-se não somente divulgar, mas também incentivar novas pesquisas da temática no meio acadêmico e artístico. Esse GT se origina pela necessidade de estimular discussões metodológicas e teórico-práticas acerca de um campo de estudo incipiente. Ao reunir pesquisadores com diferentes olhares sobre o tema, abrem-se possibilidades para a construção e troca enriquecedora de conhecimentos.

- Comunicações científicas:
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- Denise Espírito Santo. Passagens para a Índia: O teatro dança indiano e suas dimensões interculturais (Instituto de Arte / UERJ/docente)
- Elisa Teixeira de Souza. Passos da dança brasileira em solo baiano: contextualização histórica da Oficina Nacional de Dança Contemporânea da Bahia e indicadores de sua produção cênica (Universidade de Brasília /UnB, mestranda)
- Melina Scialom. Caminhos de investigação sobre o legado de Rudolf Laban no Brasil (Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA, Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP)


GT 4

A Dramaturgia corporal da dança-teatro de Pina Bausch
Solange Pimentel Caldeira – UFV
calder@ufv.br


A partir da observação da criação estética do Tanztheater de Pina Bausch, partindo da hipótese de que o corpo é linguagem e, enquanto linguagem é um texto com muitos subtextos, este GT quer acolher estudos que abordem esta temática: a gênese de um texto teatral dramático-ficcional, uma singular forma de dramaturgia, escrita corporalmente, uma dramaturgia corporal centrada nas relações dos corpos com o mundo objetivo, que se organiza através de uma elaborada escrita cujo léxico são atitudes, gestos, movimentos e sons.

- Comunicações científicas:
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- Leônidas Portela. A criação de dramaturgias no Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro (UFMA)
- Sérgio Pereira Andrade. A Dança Frouxa e o Grupo CoMteMpu’s: (re)olhares sobre o pensar-fazer desconstrucionista em Dança (Mestrando do PPGAC/UFBA, bolsista CNPq).
- Lúcia Fernandes Lobato. Coreoralituras: Uma perspectiva para as Escrituras em Dança (PPGAC/UFBA/Docente).
- Daniel Furtado. Fronteiras entre dança e teatro: O personagem em Rua das Flores. (EBA/UFMG).
- Eliana Rodrigues Silva. Olhar dança-teatro: uma proposta em movimento (Pós Doutora, Université de Paris 8, PPGAC, UFBA)
- Caroline Konzen e Isabel C Diniz. A emoção na dança-teatro através da relação entre os planos do conteúdo e da expressão (PBEXT/UFMG, grad. DEF/EEFFTO/UFMG, Docente.)