Grupos Temáticos
OBS.: OS TEXTOS SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS AUTORES
GT 1
A preparação do corpo na e para a Dança-Teatro
Evanize Kelli Siviero Romarco – UFV
eva_siviero@ufv.br
Pretende-se, por meio deste grupo um fórum de pesquisas e estudos que possuem como objeto de investigação a idéia de o homem ser uma corporeidade, constituída pela Gestalt CORPO-MENTE-ESPÍRITO e em todos aqueles estudos que acreditam na indivisibilidade do ser humano. Para tanto terá como foco de diálogo e discussão a relação que cada intérprete tem com seu corpo próprio e como esse interfere nas extensões de sua interpretação e da encenação em si; o corpo podado, sem saúde, sem energia vital em cena; a preparação do corpo funcional em processo e produtos coreográficos na dança-teatro.
GT 2
Dança-teatro: diversas concepções?
Laura Pronsato - UFV
lpronsato@ufv.br
Temos visto vários espetáculos que vem sendo conceituados como dança-teatro. Ao longo da história da dança, vários são os momentos em que poderíamos nomear a dança dentro desta concepção que integra a arte do corpo e a expressividade teatral. Mas então, o que diferencia esta concepção que desponta no Brasil an década de 1980? Quais as concepções, quais os elementos que configuram e instauram esta nova terminologia? Neste grupo de trabalho deseja-se entender como a concepção de dança-teatro vem sendo compreendida considerando que os estudos teóricos sobre esta temática ainda são muito escassos.
GT 3
Histórias da Dança-Teatro no Brasil: estudos metodológicos, históricos e historiográficos.
Alba Pedreira Vieira – UFV
apvieira@ufv.br
O objetivo deste grupo de trabalho é discutir, problematizar, investigar e reconstruir as histórias da dança-teatro no Brasil do ponto de visto histórico e historiográfico. Privilegia-se o estudo de experiências artísticas em dança-teatro emergentes e vivas tanto no presente como nas memórias. Numa perspectiva multidisplinar, abre espaços para apresentação, debates e reflexões sobre produções investigativas nos caminhos, memórias, perspectivas, movimentos, sujeitos, produções artísticas, interpretação, criação, crítica, difusão e desafios enfrentados no desenvolvimento da dança-teatro no país. Desse modo, procura-se não somente divulgar, mas também incentivar novas pesquisas da temática no meio acadêmico e artístico. Esse GT se origina pela necessidade de estimular discussões metodológicas e teórico-práticas acerca de um campo de estudo incipiente. Ao reunir pesquisadores com diferentes olhares sobre o tema, abrem-se possibilidades para a construção e troca enriquecedora de conhecimentos.
GT 4
A Dramaturgia corporal da dança-teatro de Pina Bausch
Solange Pimentel Caldeira – UFV
calder@ufv.br
A partir da observação da criação estética do Tanztheater de Pina Bausch, partindo da hipótese de que o corpo é linguagem e, enquanto linguagem é um texto com muitos subtextos, este GT quer acolher estudos que abordem esta temática: a gênese de um texto teatral dramático-ficcional, uma singular forma de dramaturgia, escrita corporalmente, uma dramaturgia corporal centrada nas relações dos corpos com o mundo objetivo, que se organiza através de uma elaborada escrita cujo léxico são atitudes, gestos, movimentos e sons.