Institucional
Todos os campi
03/06/2026
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) aprovou um grande projeto no edital Capes/Brics-NU, que analisará os impactos sinérgicos das mudanças climáticas na Antártica e as alterações no uso da terra sobre a produção agrícola brasileira, bem como as políticas públicas de apoio ao setor. A iniciativa promoverá a mobilidade de pesquisadores e estudantes de doutorado da UFV para a China e a África do Sul.
O trabalho será coordenado pelo professor José João Lelis de Souza, do Departamento de Solos, e inclui diversos programas de pós-graduação da Universidade. Para ele, a abordagem multidisciplinar da proposta é essencial para planejar técnicas de manejo sustentável do solo, equilibrando a produção agrícola, os serviços ecossistêmicos e a conservação da biodiversidade. “Esperamos que este esforço conjunto colabore para o sucesso da agricultura e para garantir o planejamento da segurança alimentar nos trópicos”, destaca o professor.
A proposta inclui pesquisadores colaboradores de diversas instituições de pesquisa brasileiras e estrangeiras. O projeto prevê acordos de parceria e de dupla titulação para estudantes de doutorado e treinamento de pós-doutorado entre as instituições envolvidas — entre elas, a Universidade do Estado Livre, na África do Sul, e a Nanjing Agricultural University, na China. Na UFV, estão envolvidos pesquisadores dos seguintes programas de pós-graduação: Solos e Nutrição de Plantas, Agroquímica, Meteorologia Aplicada, Engenharia Civil, Política Social, Administração, Fitotecnia e Agroecologia. A participação no edital contou com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG).
Na prática, serão realizados experimentos em campo para mensurar os efeitos das mudanças climáticas em cinco áreas do Brasil, de modo a representar as principais culturas agrícolas e os tipos de solo de cada região geográfica do país. Os resultados, de acordo com os pesquisadores, permitirão avaliar o efeito do clima sobre a saúde do solo e sua capacidade produtiva em diferentes regiões. Com esses dados, o grupo poderá sugerir técnicas de manejo sustentável e recomendar ajustes em investimentos e políticas públicas para o setor.
Institucional
Workshop na UFV debate os caminhos da ciência e da inovação para o próximo século
12/06/2026
Institucional
UFV é destaque no Enade das Licenciaturas com 11 cursos avaliados com conceito 5
12/06/2026
Extensão
Revista O Corvo lança sua quarta edição
11/06/2026
Institucional
Pesquisadores da UFV, Ufla e UFMG publicam livro sobre Ressonância Magnética Nuclear Quantitativa
11/06/2026
Workshop na UFV debate os caminhos da ciência e da inovação para o próximo século
12/06/2026
UFV é destaque no Enade das Licenciaturas com 11 cursos avaliados com conceito 5
12/06/2026
Pesquisadores da UFV, Ufla e UFMG publicam livro sobre Ressonância Magnética Nuclear Quantitativa
11/06/2026
II Semana do Meio Ambiente da UFV reúne gestores públicos e pesquisadores para debater mudanças climáticas
10/06/2026
Pesquisa da UFV revela o paradoxo cardíaco por trás do uso de anabolizantes
09/06/2026