Premiação

Todos os campi

Ex-aluna da UFV recebe prêmio internacional na área de alimentos fermentados

07/02/2026

A egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV Gabriela Fraiz foi a vencedora do Glenn Gibson Early Career Researcher Award 2026, prêmio concedido pela International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics (ISAPP) a jovens pesquisadores com contribuições relevantes nas áreas de alimentos fermentados, probióticos e prebióticos. A premiação reconhece pesquisadores com até cinco anos após a conclusão do doutorado e destaca trajetórias científicas promissoras.

Gabriela Fraiz é mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa e concluiu, em 2025, sua formação doutoral por meio de um programa de dupla titulação entre a UFV e a Universidad de Navarra (Espanha), tendo a professora Josefina Bressan como orientadora no Brasil e Fermín Ignacio Milagro como orientador na Espanha. Durante o doutorado, ela investigou os efeitos do consumo de kombucha (bebida fermentada) de chá verde em indivíduos com excesso de peso corporal.

A investigação aconteceu por meio de um ensaio clínico conduzido pelos departamentos de Nutrição e Saúde e de Tecnologia de Alimentos, no qual foram empregadas abordagens multiômicas (que integram simultaneamente múltiplos conjuntos de dados moleculares), como análises de microbiota e de metabolômica, para avaliar os efeitos sistêmicos e inflamatórios associados ao consumo da bebida. Entre os principais achados, os estudos demonstraram que o consumo de kombucha pode levar à formação de metabólitos bioativos potencialmente relacionados à atenuação de processos inflamatórios, além de influenciar a microbiota oral.

Como parte da premiação, a pesquisadora fará uma apresentação presencial no congresso anual da ISAPP, que ocorrerá em outubro de 2026 em Tóquio, Japão. Em entrevista ao site do ISAPP, Gabriela contou que a kombucha chamou especialmente a sua atenção porque é uma bebida de origem vegetal com uma composição rica, cheia de compostos fenólicos, ácidos orgânicos e microrganismos, que representa uma interseção entre nutrição, microbiologia e produtos alimentícios com propriedades bioativas potenciais. Ela revelou, ainda, que pretende continuar sua pesquisa com estudos sobre como alimentos fermentados e bióticos podem ajudar nas doenças metabólicas.

Para a professora Josefina Bressan, o reconhecimento internacional reforça a relevância da pesquisa desenvolvida na UFV e destaca a excelência da formação oferecida pela instituição na área de Ciência da Nutrição. Mais detalhes sobre o prêmio podem ser conferidos no site do ISAPP.