Premiação

Todos os campi

Tese defendida na Pós-Graduação em Bioquímica e Biotecnologia recebe prêmio no Concurso MD/Capes sobre Defesa Nacional

04/12/2025

A tese Aprimorando a Gestão e a Governança em Biossegurança: Uma Avaliação Abrangente de Laboratórios Biológicos de Alto Contenção no Brasil, defendida, em 2024, no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biotecnologia (PPG/BQB) da UFV, conquistou o 2º lugar no Concurso MD/Capes de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional, edição 2025.

O autor do trabalho é André de Oliveira Mendonça (à esq. na foto), cuja pesquisa foi desenvolvida sob orientação do professor Cláudio Mafra (à dir. na foto), do PPG/BQB, e coorientação dos pesquisadores Bouyer Donald (The University of Texas Medical Branch) e Kurt Zuelke (Texas A&M University). A premiação aconteceu nessa quarta-feira (3), em Brasília (DF). André é servidor do Ministério da Agricultura e Pecuária desde 2002 e atua na Seção de Biossegurança Laboratorial.

De acordo com Cláudio Mafra, a tese representa um dos principais resultados do projeto Governança em Biossegurança, financiado pelo Programa PROCAD-Defesa (Capes/Ministério da Defesa), uma iniciativa voltada ao fortalecimento das capacidades estratégicas do Brasil em biossegurança e biodefesa. “Estamos orgulhosos por este reconhecimento e profundamente agradecidos à Capes e ao Ministério da Defesa por promoverem a excelência científica e a inovação alinhadas às prioridades de defesa nacional”, relata o professor.

A coordenação do PPG/BQB destaca que a premiação representa um marco significativo pelo reconhecimento nacional em uma área estratégica, o que confirma a relevância e o impacto da pesquisa desenvolvida no Programa alinhada às demandas nacionais. A coordenação avalia, ainda, que o prêmio evidencia a excelência acadêmica da tese, a qualidade da formação do doutor egresso e a importância da colaboração internacional, o que fortalece a visibilidade do PPG/BQB e dos pesquisadores envolvidos.

 

Foto: Julia Prado/CGCOM/Capes