Institucional

Todos os campi

Documentário produzido em parceria com UFV aborda abelhas ameaçadas de extinção na Bacia do Rio Doce

06/02/2026

Desde o final de janeiro, está disponível no YouTube o documentário Na Imensidão do Pequeno, produzido pelo Instituto Terra Brasilis (ITB), em parceria com o Laboratório de Genética da Conservação de Abelhas (LaBee) do campus Florestal, coordenado pelo professor Helder Canto Resende. O documentário apresenta pesquisas científicas realizadas pelo professor e sua equipe sobre abelhas ameaçadas de extinção na Bacia do Rio Doce, conectando ciência, território e histórias humanas.

O trabalho de pesquisa se deu com o apoio do Projeto Biodiversidade Rio Doce e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), por meio de uma Chamada que aprovou três subprojetos propostos pelo ITB, em parceria com a UFV, com coordenação técnica do professor. Tal apoio, no entanto, se encerrou este ano, suspendendo as pesquisas de campo.

 

O filme

Com 37 minutos de duração, o filme reúne ações do projeto Abelhas do Rio Doce, que integrou o monitoramento da biodiversidade da região. O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), também é abordado, já que muitas abelhas que constroem seus ninhos no solo foram soterradas pela lama.

Além da ciência, o documentário traz histórias de agricultores familiares, que observam as abelhas no cotidiano e reconhecem sua relação direta com alimentos, como o café. As filmagens ocorreram em diferentes localidades do Espírito Santo e de Minas Gerais, inclusive no campus Florestal, conectando áreas protegidas, espaços de pesquisa e territórios onde as abelhas fazem parte da vida cotidiana.

Na Imensidão do Pequeno está disponível gratuitamente no YouTube, com legendas e acessibilidade em Libras. Para assistir, acesse youtu.be/I_FcgJXmTbE?si=2pqbLSpy-mY8hAff.