Premiação

Todos os campi

Trabalho de pesquisadores da UFV é premiado como melhor artigo de Conferência Internacional em Portugal

01/12/2025

O trabalho Integration of Creative and Smart Cities through Urban Mobility: Evidence Based on Discourse, desenvolvido por uma equipe da UFV em parceria com a Universidade de Coimbra, foi premiado como melhor artigo da Conferência Internacional Tourism & Management Studies (TMS) - Algarve 2025. O evento, um dos mais tradicionais e relevantes nas áreas de Gestão e Turismo da Europa, é organizado bienalmente pela Universidade do Algarve, em Portugal, e aconteceu no último mês.

Jorge Leal (à esq.) recebeu a premiação das mãos do coordenador do TMS, José Santos

A pesquisa analisou discursos oficiais que orientam a integração entre cidades criativas e cidades inteligentes, utilizando como referência Covilhã, em Portugal, e Curitiba, no Brasil, com foco na mobilidade urbana. O trabalho é de autoria de Jorge Leal da Silva, egresso do mestrado e pós-doutorado em Administração Pública da UFV e atualmente professor da Universidade Estadual do Tocantins, além dos docentes Magnus Emmendoerfer, do Departamento de Adminitração e Contabilidade (DAD), e Alexandre Santos Serra, da Universidade de Coimbra, e de Vitória Lopes Figueira, estudante do curso de Administração e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-ADM). O trabalho contou com o financiamento do CNPq.

A estudante Vitória Figueira (foto ao lado) destaca que nunca imaginou que conquistaria algo tão significativo e que participar da pesquisa lhe deu a chance de entender, na prática, como um artigo científico é construído, além de todo aprendizado. “Fico muito feliz por compartilhar esse prêmio com pessoas tão incríveis. É mérito de muito trabalho em equipe. Sou muito grata por essa oportunidade”.

De acordo com professor Josiel Lopes Valadares, do DAD, e coordenador e tutor do PET-ADM, esse reconhecimento internacional do trabalho demonstra que o engajamento de docentes na supervisão de projetos de estudantes “petianos” pode, além de inspirar futuros pesquisadores e extensionistas, gerar resultados surpreendentes, como o prêmio de melhor trabalho de um evento científico no exterior.

Como conta o professor Magnus Emmendoerfer, a ideia de elaboração conjunta desse artigo surgiu no âmbito das ações da rede da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, sediada na UFV desde 2022 e que tem a Universidade de Coimbra (Portugal) como uma de suas cofundadoras. No caso deste trabalho, a parceria foi com o professor Alexandre Serra, que ressalta que estudos em perspectiva comparada entre cidades e países, envolvendo Brasil e Portugal, como o premiado, “nos permite perceber cada vez mais nossas semelhanças e peculiaridades para o desenvolvimento sustentável”.