Institucional

Todos os campi

Sisu 2026: UFV participa com novos cursos e completa 100 anos de ensino de qualidade

10/01/2026

 Campus Viçosa

Nesta sexta-feira (16), está prevista a divulgação das notas do Enem 2025 e já na próxima semana, de 19 a 23 de janeiro, ficarão abertas as inscrições para as vagas na Universidade Federal de Viçosa pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, conforme o cronograma do Ministério da Educação (MEC).

Serão oferecidas na UFV 3.360 vagas em 69 cursos de graduação presenciais, dentre eles cinco novos cursos, e todos com início das aulas previsto para março deste ano. Com os objetivos de auxiliar os futuros estudantes a não perderem nenhum prazo e a conhecerem melhor os diferenciais da Universidade, durante toda esta semana serão realizadas divulgações especiais sobre o ensino, sua estrutura, as oportunidades extracurriculares, assistências e atividades de esporte e lazer oferecidas. 

Para começar, nada melhor do que falar sobre o primeiro pilar da Universidade: o ensino. Em 2026, a UFV completará 100 anos mantendo a sua tradição em oferecer ensino de qualidade. O que começou na área de Agricultura, em Viçosa (MG), expandiu-se de tal forma que, atualmente, há cursos nas mais diversas áreas de bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia, organizados em quatro grandes grupos: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas, e Ciências Humanas, Letras e Artes. 

Campus Florestal

A UFV conta com três campi: Viçosa, Rio Paranaíba e Florestal. Todos localizados em Minas Gerais. Vale lembrar que alguns dos cursos da Universidade, como o de Agronomia, são oferecidos nos três campi. Por isso, os futuros estudantes devem ficar atentos ao escolher o campus de interesse no momento da inscrição no Sisu 2026, já que não é possível modificar a escolha depois.

 Visualização do trajeto entre os campi pelo Google Maps

Independentemente do campus, quem opta pela UFV tem a possibilidade de estudar em uma universidade de qualidade comprovada pelas avaliações do MEC. Prova disso é que a UFV é uma das poucas universidades públicas federais a obter a nota máxima, cinco, em todas as três dimensões de avaliações criteriosas estabelecidas pelo MEC: Credenciamento InstitucionalÍndice Geral de Cursos (IGC) e Educação a Distância.

Nas avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os cursos da Universidade também têm se destacado, ficando acima da média nacional, ao alcançarem em sua maioria conceito máximo 5 ou 4, além de conquistarem as melhores colocações no país. Dos cursos avaliados no último Enade, por exemplo, oito do campus Viçosa estão na classificação geral entre os cinco melhores do Brasil: Agronomia e Zootecnia na 2ª posição; Enfermagem, Engenharia Elétrica e Nutrição em 3º; Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal em 4º; e Medicina Veterinária na 5ª colocação.

Campus Rio Paranaíba

No último Conceito Preliminar de Curso (CPC) divulgado, a excelência da UFV também foi evidenciada. O curso de Engenharia de Alimentos foi considerado o melhor do país. Ainda se destacaram os cursos de Engenharia Elétrica, com a 2ª colocação nacional, e os de Engenharia de Produção e Zootecnia, ambos em 3º lugar.

E tem mais: de acordo com os dados do último IGC, a UFV alcançou a 5ª colocação entre 68 universidades públicas federais avaliadas, sendo a 2ª melhor de Minas Gerais. Considerando todas as instituições públicas federais, que incluem universidades, institutos e centros de educação tecnológica, ela ficou em 7º lugar entre 112, mantendo também a 2ª posição no estado.

A qualidade da UFV não é comprovada somente pelas avaliações do MEC, mas principalmente por seus ex-alunos. Há profissionais graduados pela Universidade atuando em diversas áreas e locais do Brasil e do mundo, tendo o seu trabalho reconhecido. Eles levam com tanto carinho e orgulho o nome da instituição que foi até criada a Reunião dos Ex-Alunos, realizada anualmente há 90 anos.

90ª Reunião dos Ex-Alunos da UFV


Ensino inclusivo

Além de oferecer ensino gratuito de qualidade, a UFV preza pela inclusão. Há 10 anos, conta com uma Unidade de Políticas Inclusivas (UPI), que possibilita atendimento educacional especializado a estudantes com necessidades específicas, incluindo aqueles com deficiência visual, física, auditiva, intelectual e transtorno do espectro autista.

De forma complementar, a Unidade também apoia estudantes que apresentam outros transtornos, como de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), Transtorno Específico da Aprendizagem, ou outras condições médicas, como AVC e epilepsia, que tenham impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem.

A atuação da Unidade se estende à orientação de professores e técnicos, contribuindo na elaboração e organização de recursos didáticos, pedagógicos e de acessibilidade. Os objetivos são eliminar barreiras e garantir a plena participação dos estudantes em sua jornada acadêmica, desde o processo de ingresso, com a elaboração de um plano de desenvolvimento individual, até a conclusão do curso.

Com tantas qualidades, não há como perder a oportunidade de se inscrever para uma vaga na UFV. Quer conhecer outros diferenciais dessa instituição quase centenária? Acompanhe as mídias da UFV e não perca nenhuma publicação!