Institucional
Campus Viçosa
15/12/2025
A UFV recebeu, no último fim de semana, centenas de visitantes, que vieram para a 90ª edição da reunião anual da Associação dos Ex-Alunos (AEA). Da sexta-feira (12) ao domingo (14), viu-se ex-alunos refazendo caminhos para departamentos, mostrando para os familiares onde passavam os intervalos entre as aulas, reproduzindo fotografias e, principalmente, reencontrando colegas. Foi uma programação intensa; todo momento era oportuno para recontar histórias e trocar abraços, geralmente acompanhados por um “que saudade”. A sessão solene — sempre marcada pela entrega de diplomas comemorativos para aqueles que completam jubileus de formatura: de vinho (70 anos), ferro (65 anos), diamante (60 anos), ametista (55 anos), ouro (50 anos) e prata (25 anos) — aconteceu no sábado (13), no Espaço Fernando Sabino.
“Sentimos como se o tempo não houvesse passado, apenas se expandido, trazendo novos prédios, novos cursos”, disse o ex-aluno Edson Teixeira Filho (Agronomia, 1970 - foto ao lado), que representou as turmas que completaram 70, 65, 60 e 55 de formatura. Para ele, reencontrar colegas, professores e técnicos foi como reencontrar versões anteriores de si mesmos, “aquelas que sonhavam, que tinham dúvidas, que buscavam caminhos”. E mostrou o quanto as vivências dos anos da graduação se refletiram e ainda estão presentes em suas vidas: “cada conquista alcançada, cada desafio superado e cada contribuição que oferecemos ao país carrega a formação que recebemos nessa instituição”.
Luiz Eduardo Ferreira Fontes (Agronomia, 1975 - foto abaixo, à esq.) foi o ex-aluno que representou os que completaram 50 anos de formatura e levou para a sessão solene um pouco das divertidas competições das turmas de ex-alunos. “Nos autodenominamos, quando falamos do Carrasco (nome da turma), a melhor dos 100 anos da UFV. Pretensão, arrogância, vaidade? Não. Orgulho, fatos, realidade… Um pouquinho de provocação, com certeza, né?”, brincou, tirando risadas da plateia e saudando tantas outras turmas de ex-alunos, como Penosas, Marreta e Cavanhaque. Entre histórias, Luiz Eduardo expressou o orgulho de receber o diploma comemorativo dos 50 anos de formatura ao mesmo tempo em que a Associação de Ex-alunos completa 90 anos e a Universidade se encaminha para os 100 anos de existência.
![]() |
![]() |
O representante da turma de 25 anos de formatura, Sérgio Henrique Pineli (Engenharia de Agrimensura, 2000 - foto acima, à dir.), explicou o motivo do sucesso da reunião anual dos ex-alunos: “o peito ainda se enche quando alguém pergunta ‘você se formou onde?’ e respondemos, com firmeza e um sorriso no rosto, ‘na UFV’”. Para ele, é uma questão de identidade, e voltar à Universidade é reafirmar que ter estudado e se formado nela é mais do que “uma etapa da vida”; e, sim, “o alicerce” daquilo que se tornaram.
A Medalha da Ordem do Mérito do Ex-Aluno é concedida anualmente a um(a) ex-aluno(a) que se destacou em suas atividades profissionais e contribuiu significativamente para o desenvolvimento e divulgação do conhecimento científico, tecnológico e cultural do país. Neste ano, o agraciado foi o ex-aluno Daniel Kluppel Carrara, que concluiu o curso de Agronomia em 1992. Em sua trajetória estão atuações como superintendente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e em diversos cargos no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), onde, atualmente, é diretor-geral.
Daniel foi apresentado pelo também ex-aluno Christiano Nascif (Zootecnia, 1994 - foto ao lado), coordenador de Novas Tecnologias do Senar, que salientou o quanto o agraciado com a medalha do Mérito contribuiu com o setor agropecuário. “Mais do que um gestor, foi um articulador. Conectou sindicatos de produtores rurais à pesquisa. Transformou instituições como CNA e Senar em verdadeiros motores de inovação aplicada e promoveu aquilo que as universidades mais desejam: a devolução qualificada à sociedade do conhecimento que aqui se construiu”, disse Christiano. Ainda de acordo com ele, Daniel sempre esteve alinhado aos princípios da UFV ao aplicar ciência com método, construir redes com inteligência e entregar resultados com clareza mensurável. Segundo Christiano, “a medalha do Mérito é mais do que uma distinção; é um reconhecimento de que há trajetórias que nos honram, que nos representam, e Daniel Kluppel Carrara integra esse conjunto de caminhos que não se afastam da origem, mas a transformam em força”.
Quando decidiu cursar Agronomia, em 1988, aos 17 anos de idade, Daniel se sentiu “contra tudo e contra todos”. Na época, ele contou, “o agro não era tech, não era pop, não era tudo; o agro era só roceiro”. E foi a escolha pela UFV que proporcionou a obtenção de conhecimentos importantes para ele até hoje. “Saí daqui, confesso, um pouco preocupado; eu entendia um pouco de economia, um pouco de administração, um pouco de altimetria, um pouco de fisiologia, um pouco de química, um pouco de matemática. Um generalista. E, depois de 33 anos, vejo como isso é absolutamente necessário para as minhas ações e tomadas de decisão”.
Daniel (ao centro) recebeu a honraria das mãos do reitor Demetrius David da Silva e da vice-reitora Rejane Nascentes. “Toda a minha experiência saiu da UFV. Toda a minha vontade de trabalhar, saiu daqui. Eu tenho que agradecer por essa medalha, tenho que agradecer pelo que a UFV fez por mim, como profissional e como pessoa”, o agraciado disseComo presidente do conselho permanente da Medalha da Ordem do Mérito do Ex-Aluno, o reitor Demetrius David da Silva ressaltou que a seleção considera se a Universidade “continuou viva em atos, ideais e valores” na vida dos agraciados. E isso é nítido na trajetória de Daniel, segundo Demetrius: “após se formar, ele se tornou embaixador de nossa instituição e levou o seu nome por onde foi”.
A emoção que atravessou todos os discursos da noite foi realçada pelo reitor como demonstração do quanto o momento é marcante para os ex-alunos e para a UFV. Tanto, que ela é a única com uma associação como a AEA, que há 90 anos mantém esse vínculo tão forte. E a celebração do centenário da Universidade, Demetrius destacou, também corresponde à celebração dos seus egressos, que levam o nome e a formação da instituição para o mundo inteiro. “Cada um de vocês é parte fundamental dessa história”, disse.
A primeira ex-aluna a receber seu diploma comemorativo, por completar o jubileu de formatura de vinho (70 anos), foi Alaune Imaculada Freitas do Amaral (foto abaixo). Ela estudou na UFV desde o nível de educação referente ao ensino médio, também concluindo a graduação em Economia Doméstica. Ela contou que, na época, não havia muitas mulheres estudando: “só umas doze ou quinze, e apenas quatro se formaram”. Também afirmou que suas melhores memórias são de quando morava em um dos alojamentos — moradias estudantis — da Universidade, onde atualmente funciona a reitoria.
Também participaram da sessão solene o presidente da Associação dos Ex-Alunos, Tetuo Hara; o ex-reitor Carlos Sigueyuki Sediyama e o secretário de Órgãos Colegiados, Marcos Ribeiro Furtado, além de integrantes do conselho permanente da Medalha da Ordem do Mérito do Ex-Aluno e da administração da Universidade. As fotografias da cerimônia estão no Flickr: flic.kr/s/aHBqjCDWCY.
Após a entrega de diplomas comemorativos para aqueles que completaram jubileus de formatura, aconteceu o baile de gala dos ex-alunos, no Espaço Multiuso.
Serviços
Divisão de Alimentação comunica funcionamento dos RUs durante as férias
17/12/2025
Institucional
Universidade firma convênio com agência reguladora de saneamento para pesquisa e formação acadêmica
17/12/2025
Serviços
DGS divulga sistema especial de coleta de resíduos para fim de ano
17/12/2025
Institucional
UFV tem mais três novos cursos aprovados para edital do Sisu 2026
17/12/2025
Universidade firma convênio com agência reguladora de saneamento para pesquisa e formação acadêmica
17/12/2025
UFV apresenta estudo de viabilidade de implantação do Hospital Universitário em Viçosa
15/12/2025
UFV tem mais três novos cursos aprovados para edital do Sisu 2026
17/12/2025
Divulgado Edital BICJr/Fapemig 2026-2027
16/12/2025
Abertas inscrições para edição 2026 do Selo UFV+Sustentável
16/12/2025