Institucional
Todos os campi
17/12/2025
A UFV passará a oferecer, no primeiro semestre de 2026, mais cinco novos cursos. O Ministério da Educação (MEC) acaba de aprovar a inclusão dos cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, no campus Rio Paranaíba, e Ciências de Dados e Engenharia de Robôs, no campus Viçosa, para o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que deverá abrir inscrições em janeiro do próximo ano. Além deles, vale lembrar que já haviam sido aprovados outros dois novos cursos para esse mesmo edital: Matemática Aplicada e Computacional e Engenharia Ambiental e Sanitária, no campus Florestal.
Serão ofertadas 40 vagas anuais em cada curso. Para concorrer a uma delas, o candidato poderá utilizar o resultado das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - 2023, 2024 e 2025 – e efetuar sua inscrição no Sisu 2026. A seleção terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, desde que o participante não tenha sido treineiro.
Como destaca o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, a criação desses novos cursos é uma resposta estratégica da Universidade aos desafios da sociedade contemporânea e atende ao interesse nacional de formar um quadro altamente qualificado de profissionais. A iniciativa está em consonância com as demandas do Programa Universidades Inovadoras e Sustentáveis, do MEC, que busca posicionar o Brasil no cenário mundial de expansão de cursos em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), especialmente voltados para Inteligência Artificial (IA) e áreas relacionadas.
Nos três novos cursos aprovados pelo MEC, os estudantes poderão usufruir de toda a infraestrutura da Universidade e terão acesso a um ensino gratuito e de qualidade, com um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores, contratados em regime de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. Saiba mais sobre cada um dos cursos.
O curso de Bacharelado em Ciência de Dados, do campus Viçosa, será oferecido pelos departamentos de Estatística (DET) e de Informática (DPI), vinculados ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE). Com carga horária total de 3 mil horas e tempo de duração de 4 anos, seu turno de funcionamento será integral e terá na coordenação o professor Eduardo Campana, do DET.
Concebido com base nos Referenciais de Formação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), nas orientações da Association for Computing Machinery (ACM) e nas recomendações da American Statistical Association (ASA), o curso refletirá o compromisso institucional com a excelência acadêmica, a responsabilidade social e o desenvolvimento científico e tecnológico.
Seu objetivo é formar bacharéis em Ciência de Dados com sólida formação teórica e prática, capazes de coletar, organizar, analisar e interpretar pequenos e grandes volumes de dados, utilizando técnicas estatísticas, computacionais e de inteligência artificial de modo ético, crítico e inovador. O curso visa preparar profissionais aptos a promover a transformação digital, a sustentabilidade e o desenvolvimento humano e social em contextos locais, regionais e nacionais.
No campo acadêmico e de pesquisa, o egresso estará preparado para contribuir com o avanço do conhecimento em áreas como aprendizado de máquina, inferência estatística, modelagem preditiva, mineração de dados e inteligência artificial aplicada.
No mercado de trabalho, estará apto a atuar em indústrias, empresas de tecnologia, instituições financeiras, órgãos públicos, setores agroambiental, de saúde, educação e economia digital, assumindo funções como cientista de dados, analista de dados, engenheiro de dados, engenheiro de aprendizado de máquina ou consultor em análise de dados.
A empregabilidade dos egressos será ainda potencializada pela ampla aplicabilidade da Ciência de Dados em diferentes contextos e pela articulação do curso com o ecossistema de inovação da UFV, que inclui o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) e o tecnoPARQ. Esses ambientes favorecem o empreendedorismo, a incubação de startups e a transferência de tecnologia, proporcionando estágios e oportunidades de inserção profissional durante a graduação.
O curso de bacharelado em Ciências de Dados e Inteligência Artificial, do campus Rio Paranaíba, será oferecido pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEP) e contará ainda com professores do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (IHP). Com carga horária total de 3.140 horas e tempo de duração de 4,5 anos, seu turno de funcionamento será noturno e terá na coordenação o professor Hernani Martins Júnior, do IEP.
Ao oferecer formação de qualidade no período noturno, o curso busca promover a equidade de acesso ao ensino superior ampliando oportunidades para quem trabalha durante o dia e busca conciliar atividade profissional, estágios e estudos. Além disso, garante flexibilidade curricular, permitindo que os estudantes personalizem suas trajetórias de acordo com seus interesses e necessidades.
A interdisciplinaridade é a base formativa do curso, integrando conhecimentos de Matemática, Estatística, Computação e Inteligência Artificial, com aplicações em domínios específicos como ciências médicas, engenharias, agronegócio, saúde, administração, economia e pesquisa e desenvolvimento. Esta abordagem permitirá ao egresso transitar entre diferentes áreas do conhecimento, desenvolvendo soluções inovadoras para problemas complexos por meio da análise de dados.
O curso tem como foco central o domínio das técnicas de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, capacitando os estudantes a desenvolverem sistemas inteligentes que aprendem a partir de dados, reconhecem padrões complexos e realizam predições com precisão em diversos domínios aplicados.
Busca-se preparar profissionais aptos a transformar grandes volumes de dados em informações estratégicas e soluções inteligentes para diferentes setores, como Internet das Coisas, veículos autônomos, sistemas de defesa, logística, prospecção mineral, pesquisa científica, comércio eletrônico e recomendações digitais, bem como para a análise e o monitoramento de variáveis climáticas e minerais críticos, contribuindo para a segurança econômica, a sustentabilidade e a competitividade tecnológica do país.
O curso visa formar egressos que transitem da Computação para a Matemática Estatística, sem se perder de conceitos importantes associados à Gestão, à Ciência Política, à Economia e à Sociologia; Integrando conhecimentos de IA com diferentes domínios do saber para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras.
Os cientistas de dados formados no curso poderão ainda encontrar aplicações claras nas principais cadeias do Cerrado mineiro, onde o campus Rio Paranaíba está situado. A ênfase em Inteligência Artificial (IA) no currículo garantirá que os egressos estejam preparados para as demandas mais avançadas do mercado, tendo em vista que a adoção de sistemas de IA torna-se diferencial competitivo essencial para empresas que buscam maximizar eficiência e inovar em produtos e serviços, incluindo desenvolvimento de sistemas autônomos, modelos generativos e soluções de IA.
O curso de bacharelado em Engenharia de Robôs, do campus Viçosa, será oferecido pelo Departamento de Engenharia Elétrica (DEL), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE). Com carga horária total de 3.600 horas e tempo de duração de 5 anos, seu turno de funcionamento será integral e terá na coordenação o professor Alexandre Brandão, do DEL.
O objetivo geral é formar engenheiros com sólida base científica, tecnológica e humanística, capacitados para conceber, projetar, integrar e gerenciar sistemas robóticos, autônomos e colaborativos. O curso visa à formação de profissionais aptos a atuar nas áreas de Inteligência Artificial Aplicada, Modelagem e Controle de Robôs e Percepção e Navegação de Robôs.
A graduação busca responder a uma demanda crescente e estratégica por profissionais capacitados a atuar na interseção entre engenharia, Inteligência Artificial e automação. A proposta alinha-se ao movimento nacional impulsionado pela fundação da Sociedade Brasileira de Robótica em 2024 e pela consolidação dos primeiros cursos de graduação na área no país neste ano.
Nesse cenário, a UFV reafirma o seu protagonismo, ao ser a primeira instituição de ensino superior de Minas Gerais a ofertar o curso, com expectativa de estar entre os melhores do Brasil.
O engenheiro roboticista formado pela UFV deverá estar apto a equacionar problemas de engenharia com propostas de soluções adequadas e eficientes. Busca-se também estimular a sua atuação de maneira crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
O contexto regional de Viçosa e da Zona da Mata mineira, marcado por setores produtivos agroindustriais e tecnológicos, oferece um ecossistema ideal para a aplicação da prática desses conhecimentos. Poderão também atuar como pesquisadores e docentes em universidades e institutos de ciência e tecnologia, ou no setor produtivo, fundando startups de base tecnológica ou exercendo atividades de consultoria.
O curso incentivará ainda a formação de um engenheiro empreendedor, capaz de liderar equipes multidisciplinares e atender às exigências de um mercado em constante mudança.
Vale destacar que, além desses cinco novos cursos inclusos no edital de janeiro de 2026, a UFV tem a expectativa de ofertar, em breve, outros dois aguardados cursos: o de Medicina, no campus Rio Paranaíba, que está previsto para iniciar as atividades em agosto do próximo ano, e o de Psicologia, no campus Viçosa, que aguarda autorização do MEC para ter início.
Institucional
Disponível atualização da assinatura do e-mail institucional
18/12/2025
Parcerias
UFV discute parcerias para impulsionar cultivo sustentável do cacau na Zona da Mata e no Norte de Minas Gerais
19/12/2025
Institucional
Portaria suspende expediente neste fim de ano
18/12/2025
Serviços
DGS divulga sistema especial de coleta de resíduos para fim de ano
17/12/2025
Disponível atualização da assinatura do e-mail institucional
18/12/2025
Portaria suspende expediente neste fim de ano
18/12/2025
Universidade firma convênio com agência reguladora de saneamento para pesquisa e formação acadêmica
17/12/2025
Auditoria Interna disponibiliza Plano Anual de Atividades para 2026
18/12/2025
UFV apresenta estudo de viabilidade de implantação do Hospital Universitário em Viçosa
15/12/2025