Institucional

Todos os campi

UFV se destaca no Enade e mantém nota máxima no IGC, consolidando-se entre as cinco melhores universidades do Brasil

13/04/2025

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) reafirmou sua excelência no ensino de graduação ao alcançar ótimos resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, a instituição manteve a nota máxima, 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), consolidando-se entre as cinco melhores universidades públicas do país.

Os resultados do Enade 2023 mostram que a UFV obteve conceito máximo em  todos os 14 cursos de graduação avaliados no campus Viçosa (CAV): Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia. Os cursos de Agronomia do campus Florestal (CAF) e Engenharia Civil do campus Rio Paranaíba (CRP) também obtiveram conceito máximo, totalizando 16 cursos, dos 21 avaliados neste ciclo. 

Além disso, os cursos de Agronomia, Engenharia de Produção e Nutrição do CRP; e os cursos de Engenharia de Alimentos e tecnológo em Gestão Ambiental do CAF, mantiveram desempenho superior à média nacional, com conceitos entre 4 e 3. Na tabela abaixo, é possível conferir o desempenho individual de cada um desses cursos, inclusive em comparação com o último ciclo avaliativo, realizado em 2019.

Considerando o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2023, a UFV tem o melhor curso de Engenharia de Alimentos do país. Outros destaques são Engenharia Elétrica, que ocupa a 2ª colocação nacional, e os cursos de Engenharia de Produção e Zootecnia, ambos em 3º lugar. Já na classificação geral do Enade, oito cursos da universidade estão entre os cinco melhores do Brasil: Agronomia e Zootecnia na 2ª posição; Enfermagem, Engenharia Elétrica e Nutrição em 3º; Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal em 4º; e Medicina Veterinária na 5ª colocação. Todos do campus Viçosa.

Para a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, os números refletem um trabalho contínuo de aprimoramento dos cursos e são importantes para entender a qualidade do ensino que a UFV está oferecendo aos seus estudantes. “Melhoramos o CPC de nove cursos, o que é muita coisa. Esses resultados mostram nosso compromisso com a excelência acadêmica e também os frutos de um trabalho coletivo que envolve docentes, estudantes e técnicos administrativos”, afirmou.

Segundo ela, "ver o resultado positivo de nossos egressos nessas avaliações demonstra que os projetos pedagógicos dos cursos estão alinhados com o que o país espera,  em termos de formação profissional, de nossa universidade, além de toda a formação ética, plural e inclusiva que atravessa todos os currículos".

Índice Geral de cursos (IGC)

De acordo com os dados do IGC 2023, a UFV alcançou a 5ª colocação entre 68 universidades públicas federais avaliadas, sendo a 2ª melhor de Minas Gerais. Considerando todas as instituições públicas federais, que incluem universidades, institutos e centros de educação tecnológica, a UFV ficou em 7º lugar entre 112, mantendo também a 2ª posição no estado. No panorama geral, apenas 66 instituições de ensino superior (IES) obtiveram conceito 5, o mais alto na avaliação, entre um total de 2.048 avaliadas — das quais 20 são universidades públicas federais e 24 são instituições públicas federais.

É importante destacar que o cálculo do IGC considera diversos fatores, entre eles: a média do CPC, com base no ciclo mais recente do Enade; a média das notas atribuídas pela Capes aos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação; e a proporção de estudantes distribuídos entre os diferentes níveis do ensino superior, seja na graduação ou na pós-graduação.

O reitor da UFV, professor Demetrius David da Silva, também celebrou os resultados e destacou a importância do reconhecimento. "A manutenção da nota máxima no IGC e o excelente desempenho no Enade 2023 são conquistas que nos enchem de orgulho. Eles confirmam que a UFV oferece uma formação sólida, atualizada e comprometida com a excelência. Em meio a tantos rankings nacionais e internacionais, os indicadores de qualidade do MEC têm um papel fundamental, pois são instrumentos públicos, técnicos e transparentes que atestam, com rigor, a qualidade do ensino superior brasileiro. É um reconhecimento nacional ao esforço que fazemos diariamente para garantir ensino público, gratuito e de alta qualidade", afirmou.