UFV na Mídia

Todos os campi

Professor da UFV contribui com reportagem do Fantástico sobre os impactos das mudanças climáticas nos Andes

28/10/2025

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu, no último domingo (26), uma reportagem especial sobre os efeitos das mudanças climáticas no degelo das montanhas mais altas da América do Sul. As consequências desse fenômeno já são percebidas tanto pelas populações que vivem nas regiões mais elevadas do Peru quanto no abastecimento do Rio Madeira, na Amazônia.

A matéria, que integra a série Terra: ainda temos tempo, contou com o apoio do professor Carlos Ernesto Schaefer, do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFV, que colaborou na produção e também concedeu entrevista. Outro entrevistado foi um professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ex-aluno de doutorado da UFV e integrante do grupo Terrantar, que desenvolve pesquisas desde a Antártica até a Cordilheira dos Andes. O grupo investiga ecossistemas terrestres em ambientes polares e subpolares, com foco no papel dos solos nesses sistemas.

Captura de Tela Rede Globo

Na reportagem, os jornalistas Sônia Bridi e Paulo Zero mostraram os pesquisadores instalando sensores nas montanhas andinas para monitorar o degelo do permafrost. Segundo o professor Schaefer, mais de 60% do gelo na região da cidade mais alta do mundo, La Rinconada (Peru), já derreteu em razão do aumento da temperatura global, provocado pelas mudanças climáticas. Ainda de acordo com ele, trata-se do processo de degelo mais rápido do planeta, com impactos diretos sobre o abastecimento de água nos Andes e nos rios amazônicos.