UFV na Mídia

Todos os campi

Ex-aluno integra lista da Nature de cientistas notáveis em 2025

10/12/2025

Crédito: Gabriela Portilho - Nature

Luciano Andrade Moreira, ex-aluno de Agronomia da UFV, onde também cursou mestrado em Fitotecnia (com ênfase em Controle Biológico de Insetos) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas, foi reconhecido como uma das dez pessoas que ajudaram a moldar a ciência em 2025, segundo a revista Nature.

A “Nature’s 10 list”, publicada pelo periódico científico mais citado do mundo, reconhece tendências e descobertas importantes ao longo de um ano. A de 2025 foi divulgada nessa segunda-feira (8), e o que deu ao pesquisador brasileiro um lugar de destaque foi a criação do Método Wolbachia de combate à dengue. 

Há décadas, Luciano pesquisa métodos alternativos de combate a doenças transmitidas por mosquitos. Esse, especificamente, consiste em infectar mosquitos Aedes aegypti pela bactéria Wolbachia, encontrada naturalmente em diversos insetos. Os mosquitos infectados, chamados de wolbitos, têm se mostrado capazes de reduzir a transmissão de dengue, zika e chikungunya. Com este objetivo, inclusive, ele dirige uma biofábrica de wolbitos com sede em Curitiba (PR), criada em parceria com a Fiocruz, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o World Mosquito Program (WMP), uma organização sem fins lucrativos com atuação em diversos países.

Mais informações sobre Luciano Moreira e sua pesquisa podem ser conferidas na Nature. O destaque obtido pelo ex-aluno da UFV também foi divulgado em toda a mídia. Ao Jornal Nacional, ele concedeu uma entrevista que, para quem tem cadastro no GloboPlay, pode ser acessada em globoplay.globo.com.