Institucional
Campus Viçosa
17/10/2025
Para oferecer melhores condições de alimentação aos cães que circulam na Universidade, o Programa de Manejo Integrado de Animais da UFV, o MIAU, instalou comedouros em pontos estratégicos do campus Viçosa: ao lado da reitoria (foto); na rotatória da Funarbe; atrás da agência do Banco do Brasil, e próximo à Divisão de Esportes e Lazer (DLZ). Esses locais foram escolhidos por serem áreas em que os cães são regularmente alimentados e também por terem menor circulação de pedestres e ciclistas, reduzindo, assim, os riscos de acidentes e disputas territoriais.
A instalação dos comedouros é mais uma ação pensada no sentido de contribuir para o bem-estar dos cães e também da comunidade. Isso porque, além de proteger os alimentos do sol e da chuva, eles impedem o contato direto de pombos, baratas, ratos e mosquitos, que podem trazer sérios riscos à saúde humana. Os comedouros também proporcionam mais praticidade para quem contribui com a nutrição dos animais e asseguram um espaço adequado para o armazenamento dos alimentos.
Segundo a equipe do MIAU, a comunidade pode colaborar com o abastecimento dos comedouros com alimentos secos, preferencialmente ração, e evitando que eles sejam deixados diretamente no chão, para garantir maior higiene e segurança. O abastecimento dos comedouros com ração, inclusive, é destacado pela equipe como uma ação importante a ser adotada pela comunidade para ajudar a evitar o sobrepeso e a obesidade dos animais, e as doenças que provocam. Essa característica já é uma realidade dos cães que residem no campus Viçosa e se deve, principalmente, ao consumo de restos de comida doados pela comunidade.
Em breve novos comedouros serão instalados em outros locais do campus, para ampliar a alimentação segura dos cães e o trabalho de monitoramento do MIAU. O manejo alimentar é essencial para as atividades do programa e os pontos de alimentação facilitam o monitoramento dos cães, além de permitir a realização de ações de captura, vacinação e vermifugação quando necessário.
Vale destacar que, além da equipe do MIAU, protetores independentes e membros da comunidade colaboram ativamente com a adaptação dos animais ao uso dos comedouros. Mais informações podem ser conferidas no Instagram: @miau.ufv.
Instituído este ano, o MIAU já promoveu uma série de ações, dentre elas a identificação e o registro do grupo específico de cães e gatos que vivem no campus Viçosa. Também realiza ciclos de manejo e monitoramento, com rondas periódicas, que permitem verificar os cães e gatos que estão precisando de atendimento e tratamento ou que representam ameaça.
Dentre os processos decorrentes destes ciclos estão o recolhimento dos animais, alimentação adequada, vermifugação, vacinação e castração. A partir do recolhimento, a equipe do MIAU promove trabalhos de manejo comportamental dos animais para que sejam ou soltos novamente ou liberados para a adoção. Mas vale ressaltar que todas as ações do MIAU são voltadas exclusivamente para os cães e gatos identificados como residentes do campus Viçosa da UFV.
O programa funciona na casa nº 5 da Vila das Sete Casas, na rua da Escola Effie Rolfs. Para quem deseja conhecê-lo, a sede está aberta para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 9h30 e das 16h30 às 17h30.
Cultura
Peça teatral aborda consequências dos jogos de azar e apostas on-line no Fernando Sabino
17/10/2025
Institucional
Comedouros são instalados no campus Viçosa para alimentação segura de cães e melhor monitoramento do programa MIAU
17/10/2025
Institucional
UFV promove Dia D Outubro Rosa nesta terça-feira
17/10/2025
Extensão
IPC-Viçosa de setembro registra queda do custo da cesta básica e inflação
16/10/2025
Comedouros são instalados no campus Viçosa para alimentação segura de cães e melhor monitoramento do programa MIAU
17/10/2025
UFV promove Dia D Outubro Rosa nesta terça-feira
17/10/2025
Palestra com Giovanna Nader abre oficialmente as atividades do SIA 2025 nesta segunda-feira
16/10/2025
Publicado edital para eleição de representantes no Conselho Departamental do CCE
16/10/2025
UFV tem 17 pesquisadores entre os mais influentes do mundo
14/10/2025