Premiação

Campus Florestal

Estudantes da Cedaf conquistam medalhas de ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

19/08/2025

Os estudantes do curso Técnico em Agropecuária da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) alcançaram destaque na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Promovida pelo IFSULDEMINAS, em parceria com o IF Baiano e o IF Sertão-PE, a competição foi realizada entre os dias 12 e 15 de agosto de 2025, nas cidades de Senhor do Bonfim (BA) e Petrolina (PE), e premiou os talentos da educação técnica.

Todos os estudantes premiados, com a professora orientadora Josiane Oliveira

Orientados pelos professores Josiane Oliveira, Ronaldo Goulart e Walter Mewes, os estudantes da Cedaf se destacaram nas provas individuais e em equipes. Cauã Aguiar Saldanha, Frederico Calonge Villaça e Pedro Henrique Morais Campidel conquistaram a medalha de ouro, com o primeiro lugar em equipes na modalidade Integrado/Concomitante. Já os estudantes Davi de Jesus Souza, Eduardo Augusto de Freitas Lemos e Valquíria Maria Soares de Sousa obtiveram a medalha de prata, na modalidade Subsequente.

Além do desempenho em equipe, os estudantes também conquistaram posições de destaque na classificação individual: Frederico Calonge Villaça ficou em 1º lugar individual na modalidade Integrado/Concomitante, e Eduardo Augusto de Freitas Lemos alcançou o 2º lugar individual na modalidade Subsequente.

Com quase 8 mil inscritos na etapa on-line, realizada em maio, apenas 54 equipes – 42 na modalidade Integrado/Concomitante, nove na Subsequente e três na Internacional – avançaram para a fase presencial, que colocou à prova o conhecimento técnico dos estudantes em diversas áreas da agropecuária.

Ao todo, foram nove atividades: preparo de calda bordalesa, pós-colheita, amostragem para análise de solo, máquinas e implementos agrícolas, inseminação artificial em bovinos, levantamento topográfico planialtimétrico, irrigação, preparo de calda de pulverização e aplicação de medicamentos e vacinas.

De acordo com a professora Josiane Oliveira, “os resultados refletem o preparo técnico, o comprometimento e a qualidade da formação oferecida pela Cedaf/UFV, que se destacou entre as melhores instituições do país”.