Institucional

Campus Viçosa

Departamento de Comunicação Social vivencia semana marcante com inauguração de nova sede e início do Programa de Pós-graduação

15/08/2025

O Departamento de Comunicação da UFV (DCM) tem diversas conquistas para celebrar. Na quinta-feira (14), ocorreu a inauguração da sua nova sede, no campus Viçosa, e o início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Regionalidades (PPGCOM). Os eventos contaram com a participação de representantes da administração superior da UFV, professores, técnicos e estudantes do DCM, além de demais integrantes da comunidade acadêmica.

Durante a cerimônia de inauguração da nova sede, situada no Edifício Fábio Ribeiro, o chefe do DCM, Henrique Moreira Mazetti (foto), lembrou que o curso de Comunicação Social da UFV foi criado em 2001, antes do Departamento, que teve início em 2009, e, desde então, só passou por sedes provisórias, por mais que os professores e técnicos se esforçassem para mudar essa realidade. Ele destacou que o novo prédio possibilitou com que o DCM finalmente saísse dessa situação de provisoriedade. “Agora temos um lugar nosso, que impulsionará novas conquistas e um futuro bem-sucedido”.

O diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Odemir Vieira Baeta, ressaltou que a inauguração é emblemática e reforça que “o DCM vive o seu melhor momento, com uma sede toda revitalizada, que reflete a própria qualidade do trabalho da equipe do Departamento e atende ao que ela esperava, além de estar situada na área mais nobre da UFV”.

Para o pró-reitor de Administração (PAD), Leonardo de Assis Vidigal (foto), a entrega do novo espaço só foi possível pela capacidade técnica de toda a equipe da PAD e pelo trabalho participativo, que contou com a opinião dos próprios profissionais do DCM. De acordo com ele, a reforma do Edifício Fábio Ribeiro, que tem área total de 2.591,89 m², foi concluída com o objetivo de modernizar e revitalizar o espaço para melhor atender as atividades acadêmicas. Dentre as diversas intervenções executadas estão a inclusão de rampas e elevadores para atender os padrões de acessibilidade. Além da revisão total de todas as instalações elétricas e hidráulicas, incluindo execução de paredes, revestimentos, bancadas, pintura, forro, pisos, peitoris e rodapés, entre outros. O valor total de execução da obra foi de R$ 5.741.902,82.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva (foto), afirmou que, desde quando assumiu a gestão da Universidade em 2019, assumiu o compromisso de realizar a demanda antiga do DCM de ter uma sede própria, e que a obra só se iniciou porque era também considerada prioritária pelo CCH. Ele lembrou que, mesmo diante do cenário desafiador vivenciado pelas universidades públicas, a UFV continua entregando e realizando obras de qualidade por conta da gestão de recursos eficientes e da sua equipe qualificada. Destacou ainda que “a nova sede é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos professores e técnicos do Departamento e fruto do merecimento que eles conquistaram”.

 

Aula inaugural do PPGCOM

Outro marco celebrado pelo DCM, na quinta-feira (14) foi o início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Regionalidades. A aula inaugural ocorreu no auditório da Biblioteca Central, do campus Viçosa, onde mais cedo havia sido realizado também o Coloquio Latinoamericano de Comunicación, Regionalidades y Memoria Audiovisual Documental: Diálogos Brasil–Chile, promovido pelo PPGCOM e a Faculdade de Comunicação e Imagem da Universidade do Chile.

Na mesa de abertura da aula magna, o coordenador do PPGCOM, Rennan Lanna Martins Mafra, emocionado, disse que representava um grupo que lutou para que o Programa pudesse existir e que há dez anos sonhava com essa conquista. Ele agradeceu a todos que confiaram na ideia e se doaram intelectualmente e institucionalmente para que o desejo coletivo pudesse acontecer. “São muitas mãos, mentes e corações, que assim seja e que assim faça sentido. Não somente para nós, mas para a sociedade brasileira. Ainda não temos total dimensão do que tudo isso significa, mesmo que estejamos maravilhados com esse momento. Só o tempo nos dirá o significado histórico do dia de hoje”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raul Guedes, elogiou a proposta de criação do PPGCOM, que teve a sua concepção "bem arquitetada desde o princípio". Ele frisou que “de todas as proposições recebidas na Pró-reitoria durante a sua gestão, até o momento, a da Comunicação foi a melhor. Contou com diferentes agentes e contribuições, em um trabalho longo, e com grandes expectativas de que evoluirá cada vez mais”.

Para o reitor Demetrius David da Silva, a emoção desse momento histórico reflete todo o trabalho e comprometimento coletivo. “Nunca adotamos a lei do menor esforço. Só encaminhamos para a Capes propostas de cursos novos de pós-graduação com chances de serem aprovadas, como foi a da Comunicação”. Ele lembrou que a UFV é referência em pesquisa, tendo com um dos marcos a defesa da primeira dissertação de pós-graduação stricto sensu do país, e que todo esse legado será carregado pelo PPGCOM.

Também discursaram, parabenizaram os estudantes pioneiros e desejaram sucesso ao Programa, o chefe do DCM, Henrique Mazetti; o diretor do CCH, Odemir Baeta; o consultor do PPGCOM, Professor Paulo Bernardo Vaz; e o diretor do IPPDS, Magnus Luiz Emmendoerfer.

Na cerimônia ainda foram entregues ao DCM os seguintes equipamentos novos, recebidos da Receita Federal do Brasil: 20 iPhones 15; cinco iPhones 14; e três câmeras Blackmagic Design 6K, que serão utilizados nas atividades do Departamento.

Após a mesa de abertura, ocorreu a aula magna sobre Comunicação e Regionalidades, ministrada por Frederico Tavares, que é vice-coordenador do PPGCOM e professor da Universidade Federal de Ouro Preto. O tema da aula foi o mesmo da área de concentração do Programa, que buscará realizar pesquisas e estudos que possam pensar a comunicação em contextos de sociedades globalizadas e suas consequências a partir da forte presença da mídia na sociedade atual. Há duas linhas de pesquisa: Culturas, espaços e arranjos sociotécnicos; e Materialidades, lugares e ambientes infocomunicacionais.

O processo seletivo da primeira turma seguiu as políticas de ações afirmativas da UFV. Mais detalhes podem ser obtidos no site do PPGCOM, onde serão divulgados também os próximos editais de seleção.

 

Dez anos do Museu da Comunicação

A semana de festividades ainda contou com a comemoração dos dez anos do Museu da Comunicação. No evento, realizado na quarta-feira (13), na casa 39 da Vila Giannetti, foi realizada a palestra A UFV antes de seu Centenário, ministrada pelo professor Ernane Corrêa Rabelo.

Durante a comemoração, foram lançadas também duas exposições temporárias e abertas ao público para visitação:  A UFV antes de seu Centenário,  resultado da pesquisa sobre a documentação pessoal de Peter Henry Rolfs e organizada pelo professor Ernane Rabelo; e a exposição fotográfica, Flanando em Viçosa, coordenada pelo professor Robson Evangelista, com a participação de estudantes da disciplina de Fotojornalismo. 

As fotografias do evento podem ser conferidas em: www.flickr.com/galeriaufv

 

Fotos: Daniel Sotto Maior e Camila Rodrigues