Todos os campi
30/06/2025
Estudantes e professores de graduação dos três campi já podem avaliar, até 31 de julho, pelo link forms.ufv.br, as disciplinas que estão sendo oferecidas neste semestre. O processo de avaliação será norteado pela nova resolução 03/2024, publicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que busca possibilitar a melhor organização institucional da gestão dos resultados das avaliações.
Esta é uma oportunidade de contribuir para o aprimoramento do ensino na UFV, já que, por meio da avaliação, é possível diagnosticar aspectos que devam ser mantidos ou reformulados em cada disciplina da graduação. Há ainda a possibilidade de práticas exitosas serem destacadas durante o processo de avaliação.
As informações coletadas são analisadas pelas comissões coordenadoras dos cursos, pelos colegiados de departamentos ou institutos e pelas câmaras de ensino. Os objetivos são sempre a melhoria das práticas educativas e o aperfeiçoamento do processo ensino e aprendizagem.
A avaliação de disciplinas existe, na Universidade, desde a década de 1970 e está regulamentada em resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Sua gestão cabe à Comissão Permanente de Avaliação de Cursos, do Conselho Técnico de Graduação.
Resultados das Avaliações
Com a nova resolução, embora a avaliação de disciplinas continue ocorrendo a cada período de oferecimento, seus resultados serão analisados, em ciclos anuais, pelos gestores das disciplinas e dos cursos de graduação.
O relatório da última avaliação pode ser conferido no arquivo anexo. Vale lembrar que a UFV já conta com o Painel de Avaliação de Disciplinas, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), onde os resultados da avaliação são apresentados em uma interface mais interativa e intuitiva, permitindo uma análise mais detalhada com diferentes níveis de acesso para professores, coordenadores de curso, chefes de Departamento/Instituto e diretores de Ensino/Centro de Ciências. O painel pode ser acessado pelo link tinyurl.com/3255w3kz.
Premiação
Pesquisadores da UFV conquistam quatro prêmios em evento internacional
30/06/2025
Institucional
Na Alemanha, professor da UFV debate experiências do Brasil em reunião preparatória para a COP30
30/06/2025
Institucional
UFV cria doce de leite sem açúcar e sem lactose para dietas especiais
30/06/2025
Institucional
Estudantes da pós-graduação elaboram projetos de melhorias para município de Viçosa
30/06/2025
Pesquisadores da UFV conquistam quatro prêmios em evento internacional
30/06/2025
Na Alemanha, professor da UFV debate experiências do Brasil em reunião preparatória para a COP30
30/06/2025
Estudantes da pós-graduação elaboram projetos de melhorias para município de Viçosa
30/06/2025
UFV cria doce de leite sem açúcar e sem lactose para dietas especiais
30/06/2025
PEC e PRE lançam edital para apoiar atividades de extensão vinculadas aos cursos de graduação
27/06/2025