Institucional

Campus Viçosa

Estudantes da pós-graduação elaboram projetos de melhorias para município de Viçosa

30/06/2025

Com os objetivos de conciliar teoria e prática e apresentar propostas de melhorias para o município de Viçosa, estudantes dos programas de pós-graduação em Administração e em Extensão Rural da UFV elaboraram projetos de intervenção para a Prefeitura Municipal de Viçosa. A ação é resultado das disciplinas Estado e Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural (ERU 607) e Desenvolvimento, Instituições e Sustentabilidade (ADM 620), oferecidas pelos professores Alair Ferreira de Freitas e Alan Ferreira de Freitas, respectivamente.

Aula com representantes da Prefeitura de Viçosa

Como destacam os docentes, a iniciativa surgiu da inquietação de experimentar uma pedagogia diferente, menos centrada na sala de aula tradicional e mais aberta à diversidade, promovendo condições para que a formação seja vivida também fora dos muros da Universidade, em contato com instituições, pessoas e problemas reais. A partir desse propósito, algumas aulas das disciplinas foram integradas, com a realização de atividades interativas, dentre elas encontros com representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Viçosa, para debater o desenvolvimento econômico e a implementação de políticas públicas, além de conhecer as principais demandas do município.

Apresentação dos projetos

Os estudantes das duas disciplinas formaram grupos, com o objetivo de elaborar trabalhos finais que consistissem em projetos de intervenção para o município e fossem fundamentados nos aprendizados das disciplinas e alinhados com as demandas concretas detectadas nos encontros. Assim, foram elaborados quatro projetos: Plano de Inclusão e Acessibilidade de Viçosa; Educação Tributária Cidadã; Núcleo de Articulação Estratégica; e Programa de Desenvolvimento Turístico de Viçosa. A apresentação de tais projetos ocorreu na última quinta-feira (26), no auditório do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV, para uma banca avaliadora composta por representantes do município.

Projeto destaque

O projeto Programa de Desenvolvimento Turístico de Viçosa, intitulado Viçosa: seu destino na rota do turismo, onde cada nova história tem o doce sabor da experiência, foi eleito como destaque pela banca. A equipe vencedora é composta por mestrandas e doutorandas dos cursos de Extensão Rural, Administração e Fitotecnia. Elas elaboraram um proposta plural, amparada nas proposições do Plano Municipal de Turismo de Viçosa (2023-2024), que visou a estruturação do turismo viçosense, com o intutio de torná-lo uma das principais atividades econômicas do município, possibilitando o desenvolvimento sustentável local e regional a longo prazo.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Vitarelli, que integrou a banca avaliativa, a experiência foi enriquecedora. “Todas as propostas são da maior relevância e com possibilidade concreta de influenciar positivamente a implantação de políticas públicas. A ideia de formar profissionais para o mundo real está clara, tão límpida. A proposta do projeto vencedor será absorvida pela nossa secretaria e nos norteará a fazer a diferença. Agradecemos à UFV e aos professores Alair e Alan. Estamos de portas abertas”, ressaltou.

Participaram também da banca o secretário Adjunto de Desenvolvimento, Daniel Cabral; a chefe do Departamento de Gestão Simplificada da Secretaria de Desenvolvimento, Fernanda Oliveira; e o chefe do Departamento e Gestão do SINE, Fabrício Oliveira.

Para o professor Alan de Freitas, a presença de representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal na aula final foi mais do que um gesto institucional. “É o reconhecimento de que universidade e sociedade precisam caminhar juntas e de que o conhecimento ganha sentido quando se traduz em ação pública comprometida com o bem comum”.

Diante dos resultados alcançados, os professores já pensam em oferecer uma ação similar com essas disciplinas no próximo ano. “Do ponto de vista pedagógico, a experiência foi muito significativa. Mais do que transmitir conhecimentos, procuramos criar condições para que os estudantes se tornassem protagonistas do próprio processo formativo. A qualidade dos projetos desenvolvidos e a densidade das reflexões apresentadas revelam que o êxito da experiência está justamente nesse deslocamento: o foco não esteve no professor, mas na aprendizagem como processo ativo, compartilhado e situado”, enfatizou Alair.