Todos os campi

Publicada nova resolução sobre processo de avaliação de disciplinas

10/04/2024

A próxima avaliação de disciplinas na UFV será norteada pela nova resolução 03/2024, publicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O documento tem dentre os seus objetivos possibilitar a melhor organização institucional da gestão dos resultados das avaliações. Elas continuarão ocorrendo pelos estudantes e professores dos três campi da UFV, a cada período de oferecimento. Seus resultados, contudo, serão analisados, em ciclos anuais, pelos gestores das disciplinas e dos cursos de graduação.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, essa dinâmica, estruturada em ciclos anuais, busca estruturar um sistema de aperfeiçoamento contínuo das disciplinas ofertadas aos cursos de graduação da UFV, respeitando a autonomia de cada Departamento/Instituto na identificação dos problemas enfrentados e na proposição de ações para mitigá-los. Ela possibilitará também que as comissões coordenadoras dos cursos de graduação participem ativamente do processo, seja na identificação de problemas, seja na proposição de ações para resolvê-los.

Há ainda a possibilidade de práticas exitosas serem destacadas durante o processo de avaliação, colaborando com a análise crítico-reflexivo e estimulando na comunidade acadêmica uma cultura de avaliação que trará impactos positivos, desde a melhoria na qualidade das disciplinas ofertadas aos estudantes, refletindo em melhores cursos, até a redução da evasão nos cursos de graduação da Universidade.

Resultados das Avaliações

Vale destacar que a UFV já conta com o Painel de Avaliação de Disciplinas, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), onde os resultados da avaliação são apresentados em uma interface mais interativa e intuitiva, permitindo uma análise mais detalhada com diferentes níveis de acesso para professores, coordenadores de curso, chefes de Departamento/Instituto e diretores de Ensino/Centro de Ciências. O painel pode ser acessado pelo link tinyurl.com/3255w3kz.