Institucional

Todos os campi

Na Alemanha, professor da UFV debate experiências do Brasil em reunião preparatória para a COP30

30/06/2025

O professor de Biologia do Solo do Departamento de Solos, Heitor Mancini Teixeira, foi um dos convidados para representar o Brasil na 62ª Sessão dos Órgãos Subsidiários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que aconteceu em Bonn, na Alemanha, entre os dias 16 e 26 de junho. O evento é preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2025 (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA).

O professor da UFV falou sobre Transições justas para a agroecologia, destacando as experiências com pesquisas neste tema na Zona da Mata de Minas Gerais, para refletir sobre os mecanismos atuais do mercado de carbono na agricultura.

Durante a Conferência de Imprensa realizada também no evento, Heitor Teixeira abordou o assunto Polos regionais de Saúde do Solo, discutindo a importância da vida do solo para a ação climática de forma integrada, visando não somente o sequestro de carbono, mas também a regulação da água, produção de alimentos saudáveis, controle biológico de pragas e doenças, além do uso eficiente de nutrientes do solo.

O pesquisador da Universidade debateu ainda as estratégias para o monitoramento de indicadores de saúde do solo e indicou a importância da Agroecologia como abordagem sistêmica para construir a saúde do solo, com ênfase nas experiências desenvolvidas no Brasil. De acordo com ele “tais reflexões apontam a direção que devemos tomar rumo à COP30”.