Premiação
Todos os campi
14/05/2025
A série audiovisual de animação O Pequeno Nico no Mundo das Ideias Gigantes [Little Nico and the Giant Questions], desenvolvida pelo professor Flávio Tonnetti, do Departamento de Educação, foi selecionada para o Festival Internacional de Animação de Annecy 2025, na França. Trata-se do mais importante e prestigiado evento mundial dedicado à animação, uma espécie de Oscar do desenho animado. O Festival é realizado anualmente, desde 1960, e reúne as principais produções, criadores e estúdios do setor, sendo uma vitrine internacional de excelência artística e inovação técnica.
O Pequeno Nico no Mundo das Ideias Gigantes mistura aventura, comédia e poesia, e conta a história de Nico, um menino de 5 anos, corajoso e gentil, que ama aprender sobre o mundo e as coisas. Ele tem como mania perguntar e, a cada nova pergunta, faz uma viagem que o ajuda a conhecer melhor o mundo e a vida. As respostas para as perguntas mais importantes da vida ele busca no bolso do pai. Voltado ao público infantil, o projeto propõe uma introdução lúdica e acessível ao pensamento filosófico, incentivando o diálogo, a reflexão e a curiosidade desde a infância.
O professor Flávio Tonnetti considera que “a presença da série no festival reforça o compromisso da Universidade com a produção de conhecimento crítico, criativo e socialmente engajado, projetando internacionalmente o trabalho desenvolvido em seu ambiente acadêmico”. Escritor, artista e filósofo, Tonnetti é docente na UFV desde 2018. Ele é doutor em Educação e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo e trabalha com cinema, teatro e literatura.
Como projeto audiovisual, a série foi concebida nos anos de 2018-2019, a partir de um prêmio de estímulo do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Durante a concepção, a equipe percebeu que a maior lacuna dos desenhos infantis eram as referências de masculinidade oferecidas aos meninos, já que a maioria trabalha exclusivamente com os arquétipos do herói e do loser (o perdedor). “Percebemos a necessidade de criar personagens masculinos, capazes de expressar sua sensibilidade, de lidar com seus sentimentos e de respeitar as mulheres. Por isso, imaginamos um menino sensível cuidado por um pai acolhedor a quem ele pode demonstrar sua fragilidade e compartilhar suas angústias”, conta o professor.
Tonnetti explica que a série foi selecionada no Festival de Annecy para uma categoria relacionada a projetos. A depender do desempenho no Festival, a expectativa é a que ela possa receber financiamento ou ser comercializada para sua produção total e ser exibida no futuro.
A série foi roteirizada por Vanessa Forte, que, dentre outros trabalhos, assina como cocriadora e roteirista-chefe da também série de animação Mundo Ripilica, e dirigida por Marcus Vinicius Vasconcelos, sócio e fundador do estúdio de animação Teremim, de São Paulo, onde atua como roteirista e diretor de animação.
Institucional
Divulgado edital de vagas ociosas para ingresso no segundo semestre
14/05/2025
Premiação
Série de animação desenvolvida por professor da UFV é selecionada para festival internacional
14/05/2025
Institucional
Evento Inovar chega à 16ª edição com foco em conexões, propósito e desenvolvimento
14/05/2025
Institucional
Festival Meia Maratona já tem metade das vagas preenchidas
14/05/2025
Série de animação desenvolvida por professor da UFV é selecionada para festival internacional
14/05/2025
Pesquisa sobre cooperativas em países de língua portuguesa é premiada em Portugal
03/01/2025
Diretora executiva do tecnoPARQ recebe Digital Transformation Awards
11/12/2024
Projeto de ex-aluno da UFV é premiado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais
03/12/2024
Estudante do CAp-Coluni é medalhista de prata em Olimpíada Ibero-Americana de Biologia
19/09/2024