Premiação
Todos os campi
09/06/2025
Jordan de Faria foi orientado pelo professor Tiago da Rocha
O ex-aluno do curso de Ciências Contábeis do campus Rio Paranaíba Jordan Lucas Silva de Faria e o professor Tiago Carneiro da Rocha receberam o 2º lugar do Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica Professor Dr. Antônio Lopes de Sá, na categoria de Iniciação Científica. A premiação ocorreu na XV Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) entre os dias 4 e 6 de junho, em Belo Horizonte.
Intitulada Efeitos das transferências intergovernamentais no desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros, a pesquisa premiada é fruto de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jordan, com orientação de Tiago, aprovado em dezembro passado. No trabalho, foram analisados todos os 5.568 municípios brasileiros, no período de 2002 a 2021, contemplando 20 anos de análise. Para isso, foi utilizada uma abordagem quantitativa que contou com uma Regressão Linear Múltipla com Dados em Painel para verificar os efeitos das transferências intergovernamentais no desenvolvimento socioeconômico.
Tendo o Produto Interno Bruto (PIB) como uma proxy para o desenvolvimento socioeconômico municipal, os achados são importantes para destacar a relevância das transferências intergovernamentais que compõem grande parte da receita total dos pequenos municípios. Ao serem aplicadas em serviços públicos fundamentais, elas colaboram com o bem-estar social da população, inclusive para a geração de empregos públicos locais. Os resultados também chamam a atenção para a importância de uma boa gestão pública municipal, em que municípios que apresentam uma liquidez satisfatória a curto prazo e captam dívidas conscientes e concentradas a longo prazo conseguem ampliar o desenvolvimento econômico com sustentabilidade financeira. Por fim, os achados também destacam as despesas de capital que, neste estudo, se apresentaram na contramão do desenvolvimento socioeconômico. Esta influência negativa se justifica por nem sempre elas serem alocadas de forma eficiente, mas sim por influências eleitoreiras.
Os pesquisadores destacaram que receber a premiação do CRCMG é “uma forma de demonstrar a importância das atividades de iniciação científica na formação dos estudantes de graduação e também um estímulo aos demais discentes”.
Além de ex-aluno do curso de Ciências Contábeis do campus Rio Paranaíba, Jordan também é Técnico em Agropecuária pela Cedaf do campus Florestal. Ao longo da graduação, foi bolsista de Iniciação Científica da Fapemig em projeto de pesquisa fruto de uma parceria entre os campi Viçosa (CAV) e Rio Paranaíba, sendo coordenado e orientado pelos professores Luiz Antônio Abrantes (CAV) e Tiago Carneiro da Rocha (CRP), demonstrando a atuação multicampi da UFV.
Texto e foto: CRP
Institucional
Pesquisadores de diversas áreas compõem a Unidade de Mergulho Científico da UFV
24/07/2025
Institucional
Campus Viçosa tem expediente alterado nesta sexta-feira para Colação de Grau
24/07/2025
Parcerias
UFV fortalece parceria com Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
23/07/2025
Institucional
Professor da UFV representa o Brasil em evento internacional na área de Primatologia
23/07/2025
Ex-aluno do CAp-Coluni recebe medalha de ouro da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
01/07/2025
Pesquisadores da UFV conquistam quatro prêmios em evento internacional
30/06/2025
Pesquisadores da UFV conquistam prêmio de melhor artigo em conferência internacional no Canadá
25/06/2025
Pesquisa do curso de Ciências Contábeis do Campus Rio Paranaíba conquista prêmio
09/06/2025
Atletas do projeto SuperAção conquistam medalhas em competição mineira de natação
20/05/2025