Institucional

Campus Viçosa

Ex-alunos celebram quinquênios de formaturas em 89ª Reunião Anual

16/12/2024

A alegria do reencontro e as lembranças dos tempos de graduação marcaram o final de semana de aproximadamente 2.300 egressos que celebraram seus quinquênios de formaturas na 89ª Reunião Anual da Associação dos Ex-alunos (AEA). Cerca de 200 deles, acompanhados por seus familiares, receberam diplomas comemorativos no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, durante a Sessão Solene, realizada na noite de sábado (14).

Como já se tornou tradição, na cerimônia é concedida a Medalha da Ordem do Mérito do Ex-Aluno pela UFV para o egresso que tenha se destacado em suas atividades profissionais e prestado relevantes serviços ao conhecimento científico e ao desenvolvimento do país. Neste ano, o homenageado foi João Aprígio Guerra de Almeida. Graduado em Engenharia de Alimentos, em 1981, mestre em Microbiologia também pela Universidade e doutor em Saúde da Mulher e da Criança pela Fiocruz, ele é fundador e coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). Devido ao seu trabalho, focado na diminuição da mortalidade infantil, foi agraciado com diversas premiações de destaque, dentre elas, o Prêmio Dr. Lee Jong-Wook, uma das honrarias mais importantes do mundo na área de saúde, concedida pela Organização Mundial da Saúde.

Muito emocionado, João Aprígio afirmou que “em pouquíssimos momentos de sua vida ficou sem palavras” como durante o recebimento da homenagem pela Universidade. Ele agradeceu a todos que fizeram parte da sua trajetória e ressaltou que na UFV “aprendeu que não existe ciência sem compromisso social e que nenhum problema pode ser importante para a academia sem antes ser importante para a vida”. Destacou ainda que a rBLH é fruto desses aprendizados e de um projeto iniciado na UFV e que hoje atende a mais de 350 mil recém-nascidos, em 56 países, de cinco continentes.

O presidente da AEA, Tetuo Hara, falou da alegria em congregar os ex-alunos em sua casa mater e receber para a reunião os primeiros engenheiros florestais do Brasil (foto), além de egressos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e de países europeus. Também fizeram parte da mesa de honra e discursaram relembrando momentos marcantes da graduação os representantes das turmas de 65, 60, 55, 50 e 25 anos, Francisco Fernandes de Araújo; Marcelo Silveira Rocha; Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho; Roberto Proença Passarinho e Wania dos Santos Neves, respectivamente.

Pelos discursos foi possível notar o quanto a UFV mudou, mas, como destacou o reitor Demetrius David da Silva, a Universidade cresceu, sem deixar de manter o seu padrão de qualidade, com expertise nas diversas áreas de conhecimento. Ele recomendou que os ex-alunos ajudem na defesa da UFV, lembrem-se e falem dela. “A Universidade é mais que uma instituição de ensino. Ela é um conjunto de sentimentos, um pouco de cada um de nós e de nossas vidas. Nós a pertencemos em um vínculo que jamais será rompido”, ressaltou.

A cerimônia contou ainda com a apresentação do Coral Voix-Là e a entrega dos diplomas comemorativos aos ex-alunos pelos Jubileus de Ferro (65), Diamante (60), Ametista (55), Ouro (50) e Prata (25). As fotografias da 89ª Reunião podem ser conferidas em: photos.app.goo.gl/maL3rCbpokyGwJti8.

 

Divulgação Institucional

Fotos: Daniel Sotto Maior