Institucional

Todos os campi

UFV apresenta à futura administração de Viçosa o projeto de um Banco de Alimentos

16/12/2024

A UFV apresentou ao prefeito eleito de Viçosa, Ângelo Chequer, a proposta de um Banco de Alimentos para colaborar com a segurança alimentar e nutricional de populações vulneráveis no município. A reunião, nesta segunda-feira (16), foi presidida pelo reitor Demetrius David da Silva e contou com a presença de professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação de diversos departamentos e programas de pós-graduação, responsáveis pela elaboração do projeto.

O reitor reiterou ao futuro prefeito o comprometimento da Universidade com projetos que melhorem a qualidade de vida da população de Viçosa. Segundo a professora do Departamento de Nutrição e Saúde, Sílvia Eloiza Priore, a proposta de criação de um Banco de Alimentos começou com um grupo de professores e técnicos e se consolidou em resposta a um edital da Capes de interface da extensão na pesquisa. O projeto, já aprovado, conta com o apoio de pesquisadores das áreas de Nutrição e Saúde, Agroecologia, Educação Infantil, Solos, Agronomia, Zootecnia, Arquitetura e Urbanismo, Economia, Educação do Campo e Ciências Sociais.

A ideia, segundo Sílvia Priore, que coordena o grupo que vem trabalhando na proposta de implementação do projeto, é identificar excedentes de alimentos que possam ser doados com segurança para quem mais precisa. O Banco de Alimentos fará a mediação, garantindo a segurança do que é doado e as necessidades nutricionais de quem irá recebê-los. “É um processo complexo que envolve prospecção de doadores, avaliação nutricional de populações mais vulneráveis e distribuição. Daí, a interface da pesquisa com a extensão”, disse a professora. Ela lembrou ainda que os índices de insegurança alimentar e de deficiências nutricionais são altos em Viçosa, até mesmo na zona rural do município.

Os pesquisadores mostraram ao futuro prefeito que a construção do Banco de Alimentos é viável, pode melhorar a qualidade de vida da população e, inclusive, movimentar a economia, se os alimentos a serem doados puderem ser comprados de produtores locais. O reitor deixou claro que a UFV participará com a elaboração do projeto, treinamento e supervisão, mas a condução e a responsabilidade deverão ser da prefeitura.

Ângelo Chequer mostrou-se entusiasmado com o projeto e afirmou que irá implantar o Banco de Alimentos em Viçosa, já previsto em seu plano de governo como uma das prioridades da futura gestão.