Equipe do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil vence RockBowl 2024

02/10/2024

A equipe UFV Rocks, formada pelo doutorando Archange Michael Ilambwetsi e os mestrandos Ananda Carneiro e Luiz Otávio Dias, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), conquistou a primeira colocação no RockBowl 2024. A competição ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG), realizado na última semana, no Expocentro de Balneário Camboriú (SC).

O RockBowl é um prestigiado jogo de perguntas e respostas, focado em temas sobre Mecânica de Rochas, no qual os participantes são desafiados a responder questões importantes da área. Como premiação, os pós-graduandos da UFV garantiram uma viagem para participar da competição internacional, que acontecerá no 59th US Rock Mechanics/Geomechanics Symposium, em 2025, nos Estados Unidos. Além disso, receberam certificados e medalhas alusivas à primeira colocação.

A UFV Rocks é coordenada pela professora do PPGEC Cibele Cláuver. De acordo com ela, a iniciativa de formar uma equipe e participar da competição foi dos próprios estudantes. O sucesso obtido e a motivação dos pós-graduandos incentivaram a abertura de nova linha de atuação do Grupo de Pesquisa em Mecânica de Rochas para tornar permanente os estudos voltados ao Rockbowl. Cibele destaca também que a vitória do UFV Rocks deu maior visibilidade ao PPGEC, já que durante e após a competição aumentou a procura de muitos participantes do COBRAMSEG interessados em estudar no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade.