Todos os campi

UFV recebe pesquisadores de todo o Brasil para evento sobre agricultura de montanha

31/07/2024

Enquanto muitos organizadores de eventos escolhem cidades repletas de atrações turísticas para motivar a participação, os professores do Departamento de Solos (DPS) optaram por valorizar uma universidade reconhecida pela sua beleza e qualidade do ensino na área das ciências agrárias. Este foi o comentário mais frequente feito por autoridades, como o reitor Demetrius David da Silva, e pelo público durante a abertura do XXI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA). O evento, que está recebendo mais de 300 pessoas de todo o país, começou no domingo (28) e vai até esta sexta-feira (2). Ele acontece concomitantemente ao VIII Simpósio Mineiro de Ciência do Solo. A promoção é da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, sediada na Universidade deste 1997.

A RBMCSA está reunindo pesquisadores, estudantes e extensionistas para discussão dos principais problemas, alternativas e estratégias potenciais que envolvem o manejo sustentável do solo e da água e, particularmente, nesta edição, trata da Agricultura de Montanha, um tema pouco abordado no Brasil, segundo o presidente do evento, professor Teógenes Senna de Oliveira (DPS).

Além de palestras e debates, a programação conta ainda com minicursos, workshops, viagens técnicas em áreas de cafeicultura e apresentação de 210 trabalhos científicos. Os debates e as palestras estão focados em temas, como mudanças climáticas, agricultura conservacionista, gestão ambiental e políticas públicas na agricultura e recuperação de áreas degradadas. Outro destaque é o Challenger, um desafio tecnológico no qual os participantes são convocados a propor soluções para recuperação de pastagens na bacia do Rio Doce. Vence quem apresentar alternativas viáveis e de baixo custo para propriedades de pequena e grande escala.

Além da programação científica, o evento tem opções de passeios de bicicleta com roteiros para os participantes conhecerem o campus Viçosa e os laboratórios onde são estudadas as diversas áreas da ciência do solo na UFV.