UFV recebe agricultores classificados em chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos

29/07/2024

Agricultores classificados na chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 2024, para o fornecimento de gêneros alimentícios para o Restaurante Universitário III (Multiuso), estiveram reunidos, na última semana, no campus Viçosa. O encontro, promovido pela Divisão de Alimentação (DAL), teve o objetivo de explicar a eles sobre os processos de compra, entrega e pagamento dos gêneros alimentícios, bem como as características do serviço que atenderão. Foi uma maneira de estreitar os laços entre a Universidade e agricultura familiar e de fazer os agricultores se sentirem acolhidos pela instituição. Os contratos estão em fase de assinatura e, nos próximos dias, o RU III já começará a receber os alimentos demandados na terceira chamada do PAA.

O encontro foi o segundo realizado desde a retomada do programa em 2022. A última chamada aconteceu em fevereiro deste ano. Participaram 20 agricultores e uma associação, dos quais 15 foram classificados para atender à demanda de 14 gêneros alimentícios, adquiridos por meio da modalidade de compra institucional.

Para a equipe da Divisão de Alimentação, além da compra contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das famílias de agricultores, incentivar à economia local e fortalecer os circuitos curtos dos alimentos, ela representa ainda a oferta de alimentos frescos, saudáveis e da safra aos estudantes.

Vale destacar os avanços crescentes do PAA na Universidade a cada edição da chamada. Em 2022, participaram sete agricultores familiares e uma associação. Cinco deles realizaram entregas de sete gêneros alimentícios, que representaram 3,4% do total gasto com gêneros alimentícios naquele ano no RU III. Em 2023, foram 11 agricultores que forneceram 10 gêneros, responsáveis por 6,8% do total gasto. Este ano, são quatro agricultores a mais em relação a 2023 e mais sete alimentos. A previsão é a de que sejam consumidos, em 2024, no jantar alternativo servido no Multiuso, 6.700 quilos de alimentos da agricultura familiar, o que representa cerca de 10% do total que será gasto com gêneros alimentícios pela DAL.

Durante a reunião na Universidade, o agricultor Nilson Pires de Magalhães, um dos classificados na chamada, destacou: "quando a UFV abre as portas para os agricultores, eles ganham visibilidade. Isso é importante para que possam se manter no campo.”