Pra ler, ouvir ou ver

Todos os campi

Lançamento da Editora UFV investiga etapas e desafios do processo produtivo leiteiro

24/07/2024

Capa do livro

Cadeias Leiteiras no Brasil: Produção, Sanidade, Processamento é o mais recente lançamento da Editora UFV, que aborda desde aspectos microbiológicos até o processamento dos produtos lácteos, englobando temas, como legislação, saúde única, aspectos fisiológicos e nutricionais, enfermidades animais e programas sanitários, entre outros. A obra tem organização dos professores Luís Augusto Nero, do Departamento de Veterinária da UFV; Luciano dos Santos Bersot, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Mateus Matiuzzi da Costa, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

As questões relativas às patologias são objeto de discussão mais detalhada nos primeiros capítulos. Um dos tópicos com maior destaque diz respeito ao conceito de Saúde Única – medidas e iniciativas adotadas por diferentes setores na redução de riscos de doenças – e sua aplicabilidade na produção do leite. “Existe uma preocupação mundial com a emergência de bactérias resistentes a antibióticos, já que os recursos convencionais não vêm sendo suficientes no enfrentamento ao problema. As cadeias produtivas de alimentos, e a leiteira é uma delas, são muito inseridas nesse processo, bastante trabalhado no livro”, alerta o professor Nero.

Para saber mais sobre o lançamento Cadeias Leiteiras no Brasil da Editora UFV, clique aqui.