Institucional

Campus Viçosa

Indicador desenvolvido na UFV é utilizado para calcular Índice Brasileiro de Conectividade

02/04/2025

O Indicador de Conectividade Rural (ICR), desenvolvido por professores da UFV em parceria com a Associação ConectarAgro, foi utilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para calcular o Índice Brasileiro de Conectividade (IBC). Publicado nesta segunda-feira (31), o IBC de 2024 apresenta um ranking dos municípios e dos estados brasileiros comparando seus respectivos estágios de conectividade, com base em dados do setor de telecomunicações do país.

Conforme divulgado pela Anatel, a metodologia de cálculo de índice foi atualizada neste ano para refletir com mais precisão a conectividade dos municípios brasileiros e acompanhar a constante evolução tecnológica do setor de telecomunicações. Dentre as principais mudanças, está a inserção de uma variável, que faz parte do ICR, para medir a conectividade rural, avaliando a cobertura móvel em áreas passíveis de uso agrícola.

O ICR foi desenvolvido por uma equipe composta pelos professores do Departamento de Economia Rural, Gustavo Bastos Braga e Aziz Galvão da Silva Júnior, e dos estudantes de Agronomia Thiago Afonso Lacerda Mota e Antônio Consentino Teixeira Oliveira. O indicador engloba diferentes critérios que compõem a conectividade rural, incluindo aspectos, como produção, indicadores sociais, ambientais e de infraestrutura.

Mais detalhes sobre o IBC podem ser obtidos no site da Anatel.