Todos os campi

Selecionado pela Academia Brasileira de Ciências, professor participa de evento com laureados do Prêmio Nobel

11/07/2024

O professor Wesley Cota, do Departamento de Física (DPF) do campus Viçosa, foi um dos pesquisadores nomeados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) para participar do 73º Lindau Nobel Laureate Meeting, que ocorreu de 30 de junho a 5 de julho na cidade de Lindau, na Alemanha. Como tradicionalmente acontece, o evento reuniu laureados do Prêmio Nobel. Nesta edição, dedicada à Física, estiveram presentes 37 laureados e mais de 600 jovens cientistas de todo o mundo, na sua maioria, estudantes de doutorado. Todos foram escolhidos pela sua trajetória de destaque e pelo engajamento com a ciência e a pesquisa. Além do professor da UFV, a ABC selecionou quatro pesquisadoras de instituições brasileiras.

Professor da UFV (à dir.) com Gerardus 't Hooft, Nobel Física 1999 - Foto: Wesley Cota

Durante uma semana, os ganhadores do Nobel fizeram apresentações e participaram de discussões e sessões de Open Exchange, nas quais puderam responder perguntas dos jovens cientistas. Na pauta do evento, estiveram temas da física relevantes para a sociedade, como soluções para o futuro do fornecimento de energia; o potencial e o impacto da inteligência artificial e assuntos relacionados à pesquisa básica e aplicada em ciência quântica física.

O professor da UFV esteve pessoalmente com vários premiados, dentre eles, George Smoot (Nobel Física 2006), Johann Deisenhofer (Nobel Química 1988) e Klaus von Klitzing (Nobel Física 1985). Com o primeiro, ganhador do Nobel pela descoberta do espectro de corpo negro na radiação cósmica de fundo - uma das evidências mais robustas do Big Bang -, o professor participou de um almoço, com outros nove jovens pesquisadores. “Conversamos sobre várias coisas, inclusive sobre a importância do estudo de sistemas complexos, que é a área em que trabalho, sobre geopolítica, sobre a vida e, até mesmo, sobre curiosidades da sua participação em um episódio da série The Big Bang Theory e no Are You Smarter than a 5th Grader?, o qual venceu”.

Wesley destaca ainda o Open Exchange com Klaus von Klitzing, ganhador do Nobel pela descoberta do Efeito Hall Quântico, que já havia sido tema de uma apresentação que fez para uma disciplina, quando ele ainda era estudante de graduação. “Nunca, jamais, de maneira nenhuma, passou pela minha cabeça que eu estaria um dia presencialmente com ele e, muito menos, que tiraria foto de uma medalha do Nobel”. Segundo Wesley, Klaus von Klitzingé a única pessoa viva que dá nome a uma constante física, que define o padrão de calibração de unidade de resistência elétrica no Sistema Internacional de Medidas”.

Wesley e outros jovens cientistas com Johann Deisenhofer (Nobel Química 1988) - Foto: Tingjing Xing (University of Cambridge)

No encerramento do encontro, laureados do Nobel de Física e Química assinaram a Declaração de Mainau 2024 sobre Armas Nucleares, renovando a que havia sido assinada em 1955. Na declaração de 2024, os signatários alertam para o fato de que "no mundo fragmentado e polarizado de hoje, há uma probabilidade significativa de que, por acidente ou por ato deliberado, essas armas horríveis possam ser usadas – com a probabilidade do fim da civilização humana como a conhecemos". Para o professor da UFV, foi “interessante ver prêmios Nobel em Física, disciplina da qual partiu o conhecimento que possibilitou o desenvolvimento de armas nucleares, endossando a carta contra seu uso”. Os nomes dos jovens pesquisadores também aparecerão na página oficial da declaração, endossando-a.

Vale ressaltar que Wesley é bacharel em Física pela UFV, onde também fez doutorado e o seu primeiro pós-doutorado. Ele atua no estudo de modelos para propagação de epidemias e aplicações em covid-19 e dengue, na caracterização de redes complexas e na coleta de dados (data mining) de redes sociais. Durante a pandemia de covid-19, o professor se destacou no Brasil e no mundo por integrar grupos de pesquisa da Universidad de Zaragoza (Espanha) e da UFV, que desenvolveram trabalhos de modelagem computacional para predição da incidência de coronavírus. Também nesse período, Wesley criou um mapa interativo, com os números atualizados de casos confirmados de covid-19 e de óbitos em cada estado e município brasileiro, bem como da evolução temporal da vacinação. O mapa foi fonte de referência para jornalistas do país e estrangeiros.