Todos os campi

Convênio entre UFV e MDA fortalece Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata de Minas

15/07/2024

Um Termo de Execução Descentralizada (TED) estabelecido entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a UFV vem possibilitando, desde março, uma série de ações em comunidades rurais na Zona da Mata de Minas Gerais. Intitulado Inovações em agroecologia e sistemas orgânicos de produção, tecnologias e conhecimentos apropriados às famílias agricultoras e de povos e comunidades tradicionais do Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata de Minas Gerais, o TED se configura em um convênio do qual participam professores, estudantes e técnicos da Universidade, bem como organizações parceiras.

Por meio de ações de extensão e pesquisa, o objetivo, segundo o coordenador do TED, professor Felipe Simas, do Departamento de Educação, é promover maior acesso dos agricultores, agricultoras e povos e comunidades tradicionais às tecnologias apropriadas e aos processos de inovação de práticas e conhecimentos agroecológicos. Os primeiros passos nesta direção foram dados em março, com o Encontro de Formação com Lideranças (foto), na cidade de Divino, reunindo representantes de mais de 20 organizações e de 30 municípios. Segundo o professor, foi um dia de mobilização e reencontros, em que temas relacionados à juventude, às mulheres e ao enfrentamento à mineração foram debatidos e articulados em conjunto com as aspirações dos diversos movimentos presentes.

Outro evento, também em Divino, na comunidade dos Alves, ocorreu em abril. Foi o Intercâmbio de Terapias Integrativas (foto abaixo), que ofereceu aos participantes diferentes métodos terapêuticos. Jovens e crianças também compartilharam histórias e experiências com as terapias alternativas na cultura de suas famílias. Houve, ainda, uma roda de conversa com raizeiros, que, a partir de saberes ancestrais e populares, falaram sobre ervas e raízes e seus preparos e aplicações nos cuidados com a saúde.

Também com recursos do TED, foi realizado um intercâmbio no assentamento Denis Gonçalves, município de Goianá, onde mais de 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra produzem para a própria subsistência e para abastecer o mercado regional. A experiência permitiu compreender o potencial da terra e a sua função social, quando trabalhada coletivamente.

Em Muriaé, o TED apoiou o Primeiro Encontro de Mulheres e Agroecologia por Territórios Livres de Mineração. O evento reuniu cerca de 100 mulheres da Zona da Mata e outras regiões de Minas Gerais atingidas pela mineração e contou com a participação de Nilce Pontes, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) de São Paulo.

Ainda como parte das atividades realizadas a partir do TED no primeiro semestre, aconteceu, em Simonésia, o I Encontro de Sistematização do Programa de Formação Feminismo e Agroecologia (PFFA). Com este encontro, o programa, entrou em sua segunda etapa. Respondendo à demanda de movimentos e organizações populares, alguns de seus objetivos são refletir e apontar caminhos relativos à participação política das juventudes camponesas.

Segundo semestre
Para o segundo semestre, mais atividades receberão o apoio do TED, que, no total, dispõe de um orçamento de R$ 500 mil. Dentre elas estão a 4ª Caminhada Franciscana, de 21 a 25 de julho, que passará por diversos municípios e comunidades do entorno da Serra do Brigadeiro, e a Caravana Agroecológica, entre 6 e 10 de agosto. Essa, conforme o professor Felipe, percorrerá cinco rotas, “com o intuito de resgatar trajetórias e avivar histórias que remetem à agricultura familiar, agroecologia, à resistência quilombola e à ressurgência puri. Enfim, às formas de existir que compreendem a cultura popular de nossa região”. A 15ª Troca de Saberes, que acontecerá durante a Semana do Fazendeiro da UFV, de 14 a 16 de setembro, também está entre as ações apoiadas.

Com todas as atividades do convênio, a expectativa é aumentar a qualidade e a quantidade da produção agroecológica na região e reforçar a organicidade do Polo de Agroecologia e Produção Orgânica. Vale destacar que o projeto é financiado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia, do MDA, por meio do Termo de Execução Descentralizada nº 30879420230032-001272/2023. A coordenação é do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia da UFV (Ecoa), em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), a Rede de Saberes dos Povos Quilombolas (Rede Sapoqui) e outras organizações e movimentos sociais do campo agroecológico da região.