Pra ler, ouvir ou ver

Todos os campi

Cátedra Unesco lança livro Métodos Qualitativos para Análise de Políticas Públicas

22/11/2023

Capa do livro com fundo cinza e triângulos em tons azuis na lateral esquerda.

Divulgação

A Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, sediada na UFV, lançou, este mês, o livro Métodos Qualitativos para Análise de Políticas Públicas. A obra tem como organizadores o professor Magnus Emmendoerfer, do Departamento de Administração e Contabilidade, e o egresso do pós-doutorado em Administração Pública Bruno Gomes, atualmente docente na Universidade Federal de Ouro Preto.

De acordo com o professor Magnus, o livro busca contribuir para a superação de uma lacuna metodológica neste campo de conhecimento, à medida que apresenta uma série de estudos sobre métodos científicos, relacionados às políticas públicas, que utilizam a abordagem qualitativa. Sua análise fornece ao leitor (estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área) um panorama sobre como são e como podem ser aplicados determinados métodos, técnicas e instrumentos sob essa abordagem.

Os capítulos são resultantes de trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PPGAdm) da UFV no quadriênio 2021-2024. Eles fazem parte de uma agenda de pesquisa que norteia os objetivos de geração, sensibilização e difusão de conhecimento da rede da Catédra Unesco, instalada no Grupo de Pesquisas em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2) da Universidade.

O livro está disponível de forma gratuita no link doi.org/10.5281/zenodo.8005562 e para aquisição no formato impresso no site da Editora.

Cátedra
Desde maio de 2022, a UFV sedia a Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, que envolve 17 universidades cofundadoras brasileiras e estrangeiras, bem como dezenas de parceiras governamentais e da sociedade civil. O objetivo é estabelecer uma rede multidisciplinar que reúna pesquisadores e colaboradores em níveis nacional e internacional, para potencializar a economia criativa e as políticas públicas, além de cooperar estreitamente com a Unesco em programas e atividades relevantes.