Pra ler, ouvir ou ver

Todos os campi

Professor e ex-aluna da UFV lançam livro sobre nutrição e suplementação para ganho de desempenho esportivo

20/11/2023

Capa do livro. Fundo em azul e rosa, com o desenho de um homem correndo, comprimidos, farináceos, frutas e outros.

Divulgação

O professor João Carlos Bouzas Marins, do Departamento de Educação Física, e Mariana de Melo Cazala, ex-aluna da UFV de graduação e mestrado em Nutrição e de doutorado em Tecnologia de Alimentos, lançaram o livro Nutrição e suplementação para ganho de desempenho físico e esportivo. Eles são os organizadores da publicação, que traz resultados de estudos da área, muitos deles realizados no Laboratório de Performance Humana da Universidade.

Entre os 39 autores do livro, 32 são professores ou ex-alunos da UFV, a maioria dos departamentos de Educação Física e Nutrição. O objetivo da publicação é auxiliar no entendimento de como certas estratégias ergogênicas, sobretudo as nutricionais, podem ser empregadas de forma ética, legal e saudável. Segundo os organizadores, as informações são pautadas em evidências científicas consolidadas por diretrizes internacionais, que dão suporte às recomendações.

De acordo com o professor Bouzas, o livro pode ser usado como material didático na graduação de estudantes de Nutrição, Educação Física e Medicina. Ele é voltado também para atletas e para a atualização de profissionais que atuam no esporte e no acompanhamento de praticantes de atividades físicas de cunho não competitivo, que queiram melhorar seu rendimento.

Mais informações no site da editora ou pelo e-mail jcbouzas@ufv.br