Todos os campi

Governo de Minas apoia criação de Centro Tecnológico de Fertilizantes na Universidade

23/09/2023

A reunião aconteceu na sede da Seapa, em Belo Horizonte

Em reunião realizada na última quarta-feira (20), a UFV apresentou sua proposta de sediar um Centro Tecnológico de Fertilizantes à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). O projeto, apresentado pelo reitor Demetrius David da Silva e pelo professor Edson Mattiello, do Departamento de Solos, foi bem recebido pelo secretário Thales Fernandes, da Seapa. Também participou da reunião o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Mário Chizzotti.

A ideia, segundo o professor Mattiello – que será coordenador do projeto -, é criar um hub, como é chamado o espaço que reúne diferentes especialidades para pesquisas de tecnologias para aumento da eficiência de fertilizantes e formulações multinutrientes para a agricultura brasileira. A estrutura faz parte do Plano Nacional de Fertilizantes, criado pelo governo federal para reduzir a dependência brasileira na importação desses produtos. “Um dos hubs deste programa deverá ser sediado em Minas Gerais e temos bons projetos para que seja na UFV. A partir da visita à Seapa, promovida pelo reitor, contamos oficialmente com o apoio do governo de Minas”, disse.

Os projetos propostos pela Universidade envolvem estudos com uso de nanomateriais de carbono em fertilizantes; formulações multinutrientes para solos e culturas tropicais; fertilizantes fosfatados com controle biológico de nematoides; avaliação agronômica de ureia revestida com ácidos húmicos e acetato de celulose e produção de ácido sulfúrico biogênico.

Para viabilizar o projeto, a Universidade já conta com o espaço físico, casas de vegetação e uma estação experimental, mas será necessário consolidar a infraestrutura de laboratórios e equipamentos. O projeto envolve diversos professores e pesquisadores da UFV, bem como de instituições e empresas parceiras.

Na foto acima (da esq. para dir.), Mário Chizzotti, Edson Mattiello, Thales Fernandes e o reitor Demetrius.