Todos os campi

Universidade mantém interação com instituições de ensino da Holanda e da China

17/11/2022

Dois fatos ocorridos na última semana ajudaram a fortalecer as ações de internacionalização da UFV, estreitando a relação da instituição com universidades estrangeiras. Um desses fatos foi a visita ao campus Viçosa de sete professores de universidades aplicadas da Holanda.

A visita possibilitou a discussão de aspectos importantes relacionados ao Living Lab Biobased Brazil, cooperação mantida entre universidades holandesas e brasileiras, especificamente de Minas Gerais. Permitiu também uma conversa com o diretor de Relações Internacionais, professor Vladimir Di Iorio, sobre as novas edições do evento Biobased Battle, realizado na UFV em 2018 e 2019, e sobre ações para incrementar o fluxo de estudantes entre a Universidade e os parceiros holandeses representados.

Outro fato ocorrido na semana foi uma miniconferência on-line sobre soja, que reuniu palestrantes da UFV e representantes indicados pela Nanjing Agricultural University (NAU), da China. Todas as atividades foram gravadas e estão sendo usadas pela NAU para pleitear, junto ao governo chinês, mais recursos para pesquisas sobre soja e, especialmente, incrementar a cooperação com a UFV.

Segundo a DRI, a Nanjing Agricultural University tem sido uma das parceiras chinesas com atuação mais intensa na cooperação com a UFV, e foi uma das instituições visitadas por delegações da Universidade em 2019. Todos os detalhes sobre a visita da delegação holandesa e sobre a miniconferência estão no site da DRI.