Todos os campi

Estudantes do CAp-Coluni e da Cedaf conquistam medalha em Olimpíada Nacional de Ciências

27/10/2022

As escolas de ensino médio vinculadas à UFV conquistaram medalhas na edição 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), cujo resultado foi divulgado na última semana. Da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), a estudante Geovana Letícia Faria, do 2ª ano do ensino médio, foi agraciada com medalha de prata e Laysla Paulina Teixeira, do 1ª ano, com medalha de bronze. Do CAp-Coluni, 29 estudantes (do 1º ao 3º ano) se destacaram: 14 com medalha de ouro; seis com prata, seis com bronze e três com menção honrosa.

A Olimpíada teve a participação de milhões de estudantes de todo o país do ensino médio e do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Ela aconteceu em duas fases, realizadas durante os meses de agosto e setembro. Na Cedaf, as estudantes foram orientadas pelo professor de Química Jackson de Andrade Teixeira. Já, no CAp-Coluni, a coordenação da ONC ficou a cargo do professor de Física Daniel Rodrigues Ventura. Os estudantes com melhor desempenho na Olimpíada participarão da Solenidade Nacional de Premiação, prevista para 23 de novembro, em Brasília (DF).

Na avaliação do professor Daniel, as olimpíadas são muito importantes para a formação dos alunos, porque os motivam para desafios extracurriculares. “Elas testam o conhecimento adquirido na escola e vão além, já que estudam temas que nem sempre são trabalhados em sala de aula”. O professor destaca ainda que o ganho de medalhas facilita o acesso a algumas universidades e a aplicação no exterior.

Em 2022, a execução da ONC envolveu a Associação Brasileira de Química, Departamento de História da Unicamp, Instituto Butantã, Sociedade Astronômica Brasileira e Sociedade Brasileira de Física (SBF).