Parcerias

Todos os campi

Departamento de Solos colabora para elaboração do zoneamento agroecológico do Suriname

06/09/2022

Funcionários do Ministério da Agricultura do Suriname com representantes da UFV

A UFV está colaborando com o governo do Suriname na implantação de projetos de Zoneamento Agroecológico (ZAE) e de Educação Ambiental naquele país.  A parceria de cooperação técnica entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) com o Departamento de Solos da UFV foi iniciada há dois anos, mantida virtualmente durante a pandemia e retomada este mês com a oferta de cursos presenciais.

O Suriname é um pequeno país na costa nordeste da América do Sul que tem na agricultura uma importante fonte de renda. Segundo o professor João Luiz Lani, que está no país pela segunda vez atuando neste projeto, 93% das terras do Suriname estão cobertas por floresta. Nessas áreas encontram-se as populações ameríndias e quilombolas que usam o método de Agricultura Itinerante para cultivar alimentos. No entanto, “nos últimos 20 anos o aumento da mineração ilegal de ouro nos distritos de Brokopondo e Sipaliwini levou à contaminação da água e do solo da região com mercúrio, gerando impactos negativos para a saúde da população local e do próprio meio ambiente”, explica o professor.

Para colaborar com o governo, o professor Lani e o doutorando Agnaldo Roberto de Jesus Freitas estão oferecendo cursos teóricos e práticos de geoprocessamento para elaboração do Zoneamento Agroecológico como ferramenta para melhorar o uso dos recursos naturais. Ainda de acordo com o professor, a aplicação do ZAE é essencial para a obtenção do desenvolvimento social sustentável, saudável e integrado. “O projeto ampliará a capacidade do Suriname de avaliar, planejar e gerenciar o uso de seus recursos naturais de maneira plena e sustentável. Isto será alcançado levando-se em conta a saúde humana, segurança alimentar e mecanismos sanitários para prevenir e combater doenças de animais e plantas, além do uso de indicadores de eficiência e competitividade”.

Para João Luiz Lani, este trabalho deverá ser o início de um projeto de internacionalização da UFV com o Suriname que poderá caminhar para parcerias que envolvam a formação de profissionais daquele país na pós-graduação da Universidade. O projeto conta com apoio logístico da Embaixada Brasileira no Suriname.

Divulgação Institucional

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.