Prêmios

Todos os campi

Bolsista do mestrado em Ciência Florestal é destaque em portal da Capes

06/09/2021

.

.

O engenheiro florestal Wesley da Silva Fonseca, formado pela UFV, onde também obteve, este ano, o título de mestre em Ciência Florestal, é o “bolsista em destaque” do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O destaque se deve à pesquisa que ele desenvolveu no Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal, vinculado ao Departamento de Engenharia Florestal, com orientação do professor Sebastião Venâncio Martins.

O estudo integrou um grande projeto do Laboratório de Restauração Florestal (Larf) da Universidade, realizado em parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Seu foco era a restauração florestal de áreas mineradas e de compensação na Zona da Mata mineira.

A pesquisa de Wesley resultou na dissertação Bioindicadores para avaliação e monitoramento da restauração ecológica de área em ambiente de mineração de bauxita, Miraí, MG. Resultou também na restauração da área estudada, demonstrando o sucesso das técnicas e metodologias utilizadas.

O processo de pesquisa bem como a possibilidade de contribuição dela para o país estão entre os assuntos abordados por Wesley na entrevista que concedeu ao portal da Capes, a quem ele agradece pela bolsa de mestrado e, consequentemente, pela contribuição à sua formação como pesquisador em restauração ecológica. Também na página do “bolsista em destaque” há um pequeno vídeo com o pesquisador.

Divulgação Institucional