Pesquisa resulta em elaboração de materiais educativos para pacientes com Diabetes Mellitus e profissionais da saúde

04/09/2020

Protocolo propõe atividades educativas para serem realizadas em grupos de pacientes diabéticos

A educação em saúde para pessoas com Diabetes mellitus é uma ferramenta importante por possibilitar a mudança de comportamento e, consequentemente, contribuir para evitar complicações da doença. Pensando nisso, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFV (PPGCS) realizaram um ensaio clínico na área que resultou em dois materiais educativos destinados a portadores dessa condição crônica e aos profissionais de saúde de Viçosa e região. A ação tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades de autocuidado nos pacientes, como seguir uma alimentação saudável, tomar as medicações de forma adequada e praticar atividade física regularmente.

A pesquisa teve início a partir do trabalho da enfermeira Flávia Gonçalves Duarte, no Centro Estadual de Atenção Especializada de Viçosa (CEAE), em que é responsável por uma atividade apelidada carinhosamente pelos pacientes de Grupo de Ginástica. A iniciativa, oferecida há quatro anos, acontece semanalmente, acompanhada por profissionais habilitados, sendo dividida em atividades educativas, com temas voltados ao autocuidado para diabéticos, e realização de exercícios físicos. Flávia conta que passou a observar um maior conhecimento sobre a doença e da qualidade de vida em pacientes que participavam da atividade. No entanto, essa observação se deu no dia a dia, sem nenhum registro formal ou avaliação do nível de conhecimento.

Foi então que surgiu a ideia de analisar o efeito das ações educativas realizadas por profissionais habilitados, tanto para o conhecimento quanto na melhora do controle metabólico. Na época, Flávia já tinha a intenção de ser estudante do mestrado profissional do PPGCS/UFV e foi possível atrelar o desejo de qualificação profissional à vontade de contribuir com o serviço de saúde, a partir de uma pesquisa com enfoque voltado primeiramente para a compreensão e depois para uma aplicação direta na área.

O trabalho foi realizado por meio de um estudo clínico controlado com 51 pacientes, alocados de forma randômica, ou seja, aleatoriamente, nos grupos intervenção, com 17 participantes, e controle, com 34 integrantes. Os resultados demonstraram que as ações educativas contempladas pela pesquisa foram capazes de elevar o grau de conhecimento sobre a doença e reduzir significativamente os níveis glicêmicos dos pacientes que fizeram parte do grupo intervenção, comparado ao grupo controle. Os dados obtidos possibilitaram a elaboração de um artigo científico, em fase de publicação, e dois produtos técnicos que serão disponibilizados para os serviços de saúde de Viçosa e região.

O primeiro é um protocolo de educação em saúde, intitulado Protocolo de Educação em Saúde para Diabéticos: subsídios para atividades educativas. Ele tem como finalidade descrever as atividades realizadas no ensaio clínico com grupos de pacientes diabéticos e está destinado aos profissionais de saúde que tenham interesse na temática e queiram utilizar a educação em saúde como ferramenta para alcance das metas de tratamento, de forma padronizada.

Já o segundo produto confeccionado foi uma cartilha, intitulada Diabetes: como a educação em saúde pode te ajudar?, destinada aos pacientes. O objetivo desse material é sensibilizar os pacientes quanto a importância de participar das atividades educativas realizadas pelos profissionais nas unidades de saúde de referência, como forma de melhor entender a doença e os cuidados essenciais necessários.

De acordo com a orientadora do estudo, professora Luciana Moreira Lima, os ensaios clínicos que originaram os materiais são considerados de elevada qualidade para evidências científicas na área de saúde e "extremamente difíceis de serem realizados no Brasil, por causa da falta de adesão dos pacientes". Ela destacou ainda que esse trabalho só foi possível "pelo empenho e dedicação da Flávia, que não mediu esforços para se dedicar ao estudo". A pesquisa também contou com o auxílio dos professores Lucas Vilas Boas Magalhães e Cristiane Junqueira de Carvalho, ambos do Departamento de Medicina e Enfermagem.

A expectativa dos pesquisadores agora é que o estudo articule o saber acadêmico-científico com os saberes da prática profissional interdisciplinar, colaborando com a área de discussão da educação em saúde. Para isso, os resultados do trabalho serão apresentados para os gestores municipais de Viçosa e região, com disponibilização dos materiais de apoio para a capacitação dos profissionais de saúde e implantação do protocolo de educação em grupo.