Institucional
Todos os campi
20/02/2026
O reitor da UFV, Demetrius David da Silva; o professor Edson Mattiello, do Departamento de Solos (DPS), e o pesquisador Juscimar da Silva, da Empresa Brasieira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) — que atua em parceria com a Universidade — participaram de reunião na Casa Civil da Presidência da República, em Brasília, para discutir os detalhes da implantação do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Cefenp).
Durante o encontro, que aconteceu no dia 11 de fevereiro, o governo federal anunciou um investimento inicial de R$ 120 milhões para apoiar a consolidação e o início das atividades do centro, além de financiar projetos de inovação e negócios na área de fertilizantes e bioinsumos. Os recursos também beneficiarão hubs descentralizados, como o Cefenp Hub Fosfatos, sediado no DPS.

A reunião contou com representantes dos ministérios da Fazenda; Agricultura e Pecuária (Mapa); Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Minas e Energia (MME); e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além da Embrapa, Petrobras, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de empresas e de entidades representativas do setor, como o Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert) e a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). A UFV representou as universidades participantes do Cefenp no evento.
A Iniciativa visa reunir instituições de ciência e tecnologia, governo e setor privado para promover a transformação tecnológica necessária à reestruturação da cadeia de valor dos fertilizantes no Brasil, com foco no aumento da produção nacional e na autonomia tecnológica. As diretrizes são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas e constam no Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), instituído por decreto presidencial em 2023.
Segundo Edson Mattiello, o país importa aproximadamente 90% dos fertilizantes que consome. “Nenhum outro grande produtor de alimentos é tão dependente desse insumo indispensável quanto o Brasil. Isso é uma questão de segurança nacional, pois nossa vulnerabilidade e dependência externa podem afetar dramaticamente a produção agrícola e florestal em um cenário de instabilidade global e restrição de oferta”, ressaltou o professor da UFV, que também é secretário-executivo interino do Cefenp.
O Brasil produz muito conhecimento nas universidades e centros de pesquisa, ainda de acordo com Mattiello, mas precisa ampliar os investimentos em inovação e negócios. “Também enfrentamos dificuldades para dar escala às inovações validadas em laboratório. Por isso, o Centro de Excelência é fundamental como elo entre ciência, mercado e governo”, afirmou.
Segundo o representante do Mapa, José Carlos Polidoro, pesquisador da Embrapa e ex-aluno da UFV, a meta global do PNF é reduzir de 85% para 50% a dependência de fertilizantes importados até 2050, avançando rumo à autonomia tecnológica do setor. Ele enfatizou que o Brasil poderá liderar a nova indústria de fertilizantes, com foco em bioinsumos, fertilizantes verdes e de baixo carbono e na produção com recursos minerais nacionais.
Durante a reunião, o reitor Demetrius ressaltou o protagonismo histórico da Universidade em grandes projetos nacionais, como os relacionados às cadeias produtivas da cana-de-açúcar, soja e do eucalipto, e destacou a importância das parcerias entre instituições de ciência e tecnologia, setor privado e governo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país. Ele também anunciou, para abril, a inauguração das infraestruturas laboratoriais do Hub Fosfatos, atualmente em construção no DPS, com o objetivo de intensificar pesquisas e inovações em fertilizantes fosfatados, especialmente voltadas à agricultura tropical.
Institucional
UFV participa de reunião na Casa Civil sobre implantação do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas
20/02/2026
Institucional
Professores atuam em missão técnica em país da África para prevenção e manejo sustentável de doenças em mangueiras
20/02/2026
Serviços
PGP divulga cronograma da folha de pagamento de março
20/02/2026
Institucional
DTI e DFN lançam PagUFV e modernizam sistema de pagamentos
19/02/2026
UFV participa de reunião na Casa Civil sobre implantação do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas
20/02/2026
Professores atuam em missão técnica em país da África para prevenção e manejo sustentável de doenças em mangueiras
20/02/2026
DTI e DFN lançam PagUFV e modernizam sistema de pagamentos
19/02/2026
Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras na UFV realiza Levantamento de Interesse
19/02/2026
IPC-Viçosa: Habitação e Transportes mantêm tradição de inflação alta no primeiro mês do ano
18/02/2026