Campus Florestal

Estudante da UFV-Florestal é semifinalista de concurso internacional

14/11/2019

Um projeto do estudante do curso de Administração do campus UFV-Florestal, Israel Ribeiro Cezario Schutzmann, venceu a etapa nacional do Concurso Internacional de Ensaios Universitários Ideas Para El Futuro do Banco de Desarollo de America Latina (CAF). A premiação aconteceu, em 1º de novembro, na sede do Banco Central, em Brasília (DF).

Intitulado A educação como motor para o fortalecimento econômico na América Latina, o trabalho é um ensaio que aborda a erradicação do analfabetismo e fomenta a educação tecnológica profissionalizante como importante impulsor para as economias dos países latino-americanos, explica o estudante. Israel Ribeiro venceu a fase nacional do concurso na categoria Políticas Públicas, organizado pelo CAF e pelo Banco Central do Brasil.

O ensaio elaborado por Israel apresenta o desafio que o Brasil enfrenta para implementar políticas públicas para que a educação seja acessível a todos. Conforme Israel, estudos da Unesco indicam que o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking de adultos analfabetos no mundo. Ele mostra, assim, que a desigualdade social está diretamente relacionada ao nível médio de instrução da população.

Como proposta de intervenção, o trabalho mostra como os órgãos federais, estaduais e municiais podem desenvolver políticas públicas visando promover a inclusão social dos cidadãos e a melhoria significativa da qualidade de vida. A ênfase do ensaio está no fato de que os investimentos na educação de jovens e adultos atrelada à educação profissional pode, em médio prazo, provocar uma mudança social positiva.

Clique aqui para saber mais sobre o concurso

Premiação

No Brasil, foram premiados dois estudantes. Além do Israel, vencedor na categoria Políticas Públicas, a estudante da Universidade Federal de Pernambuco Geórgia Moreira Ribeiro venceu na categoria Inovação

A cerimônia ocorreu em 1º de novembro na Sede do Banco Central do Brasil, ocasião em que Israel Ribeiro Cezario Schutzmann estava acompanhado pelo coordenador geral do ensino profissional a distância da Cedaf/UFV, professor Antônio Cézar Pereira Calil. O prêmio foi entregue a Israel pela diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central, Fernanda Nechio.

Durante a solenidade, autoridades do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do Banco Central do Brasil fizeram discursos enfatizando a importância de os estudantes se envolverem e aprofundarem nos conhecimentos que possam ajudar a desenvolver suas regiões e promover um futuro sustentável na América Latina. Na oportunidade, os estudantes Israel Schutzmann e Geórgia Ribeiro também apresentaram seus trabalhos ao público.

O concurso Ideias para o Futuro foi uma das atividades de celebração dos 50 anos do CAF, cujo objetivo foi promover intercâmbio e discussão de ideias que pudessem contribuir para o desenvolvimento sustentável e integração regional por meio da união dos melhores talentos universitários ibero-americanos.

O CAF tem como missão impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional mediante o financiamento de projetos dos setores público e privado, além do oferecimento de cooperação técnica e outros serviços especializados. Fundado em 1970 e composto atualmente por 19 países, sendo 17 da América Latina e Caribe, junto a Espanha e Portugal e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região. Para mais informações, acesse www.caf.com.

Fotos: Israel Schutzmann

Divulgação Institucional-Campus Florestal

Estudantes premiados junto às autoridades do CAF e do BC

Israel Schutzmann estava acompanhado pelo professo Antônio Cézar Pereira Calil