Metodologia adotada na Licena é finalista em prêmio da Fundação Banco do Brasil

13/08/2019

A experiência já originou 22 cadernos didáticos

Uma das metodologias de ensino-aprendizagem adotadas no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFV (Licena) foi certificada como Tecnologia Social (TS) e está entre as finalistas da edição 2019 do Prêmio de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil.

A metodologia denominada Tecnologias Sociais e Formação em Ciências da Natureza de Educadores do Campo vem sendo construída coletivamente, desde 2016, por educadores e educandos da Licena. Sua proposta é promover a aprendizagem das Ciências da Natureza por meio de Tecnologias Sociais pertinentes à Agroecologia. Para isso, os estudantes são estimulados a pesquisar e a escolher uma TS que auxilie na solução de situações-problemas de suas comunidades. A partir dessa escolha, eles pesquisam conteúdos de Biologia, Química e Física e elaboram cadernos didáticos para escolas do campo.

Em quase três anos, 192 estudantes já passaram por esse processo educativo - que envolve duas disciplinas da Licena -, gerando 22 cadernos didáticos. Na lista das Tecnologias Sociais pesquisadas estão, dentre outras, fossa biodigestora, caldas naturais, compostagem, cisternas e reciclagem de lixo. Muitas delas, inclusive, já foram implementadas nas comunidades dos estudantes na Zona da Mata de Minas Gerais, nos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, no Espírito Santo e na Bahia.

Segundo os professores envolvidos com a metodologia, “a proposta de estudar as Ciências da Natureza a partir de TS se deu em função das demandas por uma Educação do Campo de qualidade, voltada às realidades e especificidades dos povos do campo e à formação por área de conhecimento”. Além disso, “as Tecnologias Sociais integram conhecimentos populares e científicos, o que também é proposta da Educação do Campo”.

Eles explicam que nem todas as tecnologias estudadas nas disciplinas da Licena são certificadas pela Fundação Banco do Brasil. No entanto, todas são coerentes com a definição de TS da Fundação: “Tecnologia Social são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando uma abordagem construtivista na participação coletiva do processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras. As Tecnologias Sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala”.

Prêmio

O Prêmio, criado em 2001, é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais que compõem o Banco de Tecnologias Sociais. Realizado a cada dois anos, seus objetivos são identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. A participação é aberta às instituições legalmente constituídas, de direito público ou privado, sem finalidades lucrativas.

A cerimônia de entrega do Prêmio 2019 está prevista para 10 de outubro, em Brasília (DF). Mais informações sobre a iniciativa, bem como sobre a metodologia da Licena, podem ser conferidas neste link.

Adriana Passos