Cotidiano

Ordenação de ex-aluno da UFV para bispo de diocese paranaense acontece neste sábado

28/03/2019

..

O ex-aluno da UFV, monsenhor Walter Jorge Pinto, será ordenado bispo da diocese de União da Vitória (PR) neste sábado (30). A celebração eucarística de ordenação episcopal acontecerá às 10h, na Paróquia de São João Batista, em Viçosa, e será transmitida ao vivo. A nomeação pelo Papa Francisco foi publicada no dia 9 de janeiro, no Boletim da Santa de Imprensa da Santa Sé.

Engenheiro agrônomo, formado em 1993 pela UFV, onde também concluiu o mestrado em Fitotecnia, no ano de 1995, Walter nasceu em Ubá (MG), em 1963. Ingressou no Seminário São José, na arquidiocese de Mariana em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. Sua ordenação diaconal aconteceu em 2001 e, no ano seguinte, foi ordenado presbítero também na arquidiocese de Mariana.

Atualmente, pároco da Paróquia São José Operário, em Barbacena (MG), monsenhor Walter foi pároco da Paróquia de São João Batista, em Viçosa, administrador da Paróquia de São Sebastião, em Pedra do Anta (MG), e vigário na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, também em Viçosa. Membro do Colégio dos Consultores da arquidiocese de Mariana, também assessora a Pastoral Familiar. Por três anos foi vigário episcopal e ainda atuou como representante dos presbíteros, membro do Conselho Presbiteral, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.

A diocese União da Vitória, em que o monsenhor Walter Jorge exercerá a função de bispo, fica localizada no centro-sul paranaense e conta com 25 paróquias, mais de 400 comunidades e uma população de cerca de 350 mil pessoas, distribuídas em 14 municípios.